CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

AGU cobra Google após erros nas informações da cotação do dólar

Entidade lista cuidados que a plataforma deve adotar para evitar impactos no mercado devido à desinformação

O Liberal
fonte

A Advocacia Geral da União (AGU) notificou a multinacional Google por meio de um ofício enviado nesta quinta-feira (26/12), devido a erros na divulgação do valor da cotação do dólar. Na última quarta (25), feriado de Natal, a plataforma apresentou o dólar a R$ 6,38, em vez do valor de R$ 6,15 registrado no mercado. No ofício, a AGU pede certos cuidados para que as informações repassadas sejam mais transparentes.

A entidade apurou junto ao Banco Central (BC) a cotação da moeda americana no mesmo dia em que tudo ocorreu. Entre as preocupações da entidade, está o efeito da desinformação no mercado financeiro, já que o tema rapidamente tomou conta das redes sociais após o informe na plataforma.

“A desordem informacional pode gerar impactos negativos na cotação referente à moeda, interferir na percepção do mercado ou de pequenos investidores e ainda comprometer a eficácia da política pública federal de estabilização cambial”, destacou a AGU.

VEJA MAIS

image AGU aciona Polícia Federal e CVM por fake news sobre falas de Galípolo
Falsas falas futuro presidente do Banco Central, embora tenham sido desmentidas, contribuem para os impactos negativos na cotação do dólar, avalia AGU

image AGU: YouTube deve retirar vídeos desinformativos sobre saúde de Lula
Órgão pede ao Google que publicações sejam removidas em até 24 horas

image Governo diz ao STF não ter meios técnicos para impedir uso do Bolsa Família em bets
AGU recorreu de decisão do Supremo que determinou a adoção de medidas para impedir que beneficiários do programa usem os recursos em apostas online

A multinacional não se posicionou sobre o caso, mas apontou que os dados de câmbio exibidos são de responsabilidade da empresa Morningstar, que reconheceu o erro. Das exigências que a AGU reitera a plataforma, se destaca a oferta de mecanismos que apontam a origem da informação, medidas de prevenção a desinformação e transparência com os usuários.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA