CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Agro paraense manifesta apoio à resposta da CNA contra o Grupo Carrefour

Empresa adotará medidas junto a UE contra o grupo Carrefour

Iury Costa*
fonte

O Sistema Faepa/Senar/Sindicatos/Núcleos/Fundepec divulgou nota pública nesta quarta-feira (27) em apoio à Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que anunciou a adoção de medidas junto à União Europeia contra o Grupo Carrefour e outras empresas francesas.

As ações são uma resposta ao anúncio de suspensão da compra de carne proveniente do Mercosul, decisão baseada em críticas relacionadas à produção agropecuária na região.

A CNA, em defesa dos produtores rurais brasileiros, considerou a posição do Carrefour como infundada e prejudicial à reputação da cadeia produtiva da carne no Brasil, principal exportador mundial do produto. No comunicado, a entidade ressaltou a importância de preservar a imagem do setor, que é um dos principais pilares da economia nacional e internacional.

No contexto estadual, o Pará se destaca como o segundo maior produtor de carne bovina do Brasil, maior exportador de boi vivo e autossuficiente na produção de carne. Segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará  (Faepa), aproximadamente dois terços das exportações estaduais são provenientes do setor pecuário, o que reforça a relevância da pecuária paraense no cenário global.

Na nota, o Sistema Faepa/Senar destacou o apoio ao presidente da CNA, João Martins, na busca por medidas que protejam os interesses dos produtores e garantam a credibilidade da produção brasileira de carne.

VEJA MAIS

image Carrefour: Senador do Pará defende 'reciprocidade ambiental' e critica hipocrisia
Zequinha Marinho destaca a necessidade de equilíbrio nas cobranças ambientais entre países e condena discursos que considera hipócritas

image CNA entrará na União Europeia com ação contra Carrefour e outras empresas francesas
De acordo com o consultor jurídico da CNA, Carlos Bastide Horbach, a entidade está em tratativas com o escritório de advocacia que atende a Confederação em Bruxelas "para avaliar ação do Carrefour e de outras empresas francesas" sobre essas medidas.

image Carrefour se retrata com o Brasil em meio a boicote de produtores nacionais
Em carta ao ministro Fávaro, CEO do Carrefour pede desculpas e cita alta qualidade da carne brasileira

O anúncio do Carrefour ocorre em um momento de crescente escrutínio sobre a produção agropecuária nos países do Mercosul, especialmente em relação às questões ambientais e práticas sustentáveis. O setor agropecuário paraense, no entanto, defende que os processos produtivos locais seguem padrões internacionais de qualidade e que o embargo é injustificado.

A CNA ainda não detalhou quais medidas serão apresentadas à União Europeia, mas afirma que está em contato com as autoridades brasileiras e representantes do setor para alinhar uma estratégia conjunta.

 

*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política e Economia)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA