Açaí ganha festival municipal em Ananindeua nesta terça-feira (11)
Evento, das 9h às 14h, terá derivado de açaí como licor, sorvetes e picolés, além de biojóias de açaí e cosméticos
Fruto indispensável na cesta básica de alimentos, da grande maioria dos paraenses, o açaí ganha um festival exclusivo, nesta terça-feira (11), promovido pela Prefeitura Municipal de Ananindeua. O evento pioneiro ocorrerá em comemoração ao “Dia Municipal do Batedor Artesanal de Açaí”, criado por lei, em 29 de junho deste ano.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec) organizou uma programação, das 9h às 14h, no Complexo Esportivo da Cidade Nova 8, também conhecido como Praça Chiara Lubich.
De acordo com a prefeitura municipal, quem prestigiar o evento poderá almoçar açaí preparado na hora. "Além das indispensáveis farinhas de mandioca e de tapioca, assados de carne, frango, camarão, charque, calabresa, pescados e mariscos", informou a PMA.
Sorvetes, biojóias e cosméticos
O evento comercializará produtos derivados do açaí, como licor, sorvetes e picolés, biojóias de açaí, cosméticos e até bebida aromática feita a partir do caroço de açaí. São parceiros do Festival do Açaí, com programação técnica sobre os usos do açaí, manejo e produção, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária da Amazônia Oriental (Embrapa).
A Sedec também divulgou que o batedor artesanal do açaí encontrará ainda empresas que comercializam equipamentos de proteção individual (EPIs), máquinas, filtros, entre outros itens. De acordo com a secretaria, a fim de desenvolver a economia local, e oferecer maior qualidade no produto e trabalho dos batedores, serão entregues 30 tanques de branqueamento para batedores artesanais de açaí selecionados pela Sedec, na 'Casa do Açaí'.
A secretaria informou que a 'Casa do Açaí' estará presente no Festival, orientando os batedores e produtores de açaí, entre outras informações, sobre como obter o selo de qualidade “Açaí Bom Que Só” e, ainda, haverá cursos disponíveis.
O Festival do Açaí terá apresentações culturais, música ao vivo e competição de quem come o açaí mais rápido.
SERVIÇO
1º Festival do Açaí nesta terça-feira (11)
Complexo da Cidade Nova 8
Horário: 9h às 14h.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA