Gaby Amarantos apresenta documentário 'Vivências Circulares' na TV aberta
Filme aborda modelo de consumo consciente e sustentável.
![fonte](/img/ic-fonte.png)
Nesta quarta-feira (12), às 22h, estreia na TV Cultura o documentário 'Vivências Circulares', com apresentação de Gaby Amarantos. Inédito na TV aberta, a produção trata de uma das iniciativas mais promissoras num mundo pautado pela sustentabilidade: a economia circular.
Propõem equilíbrio entre o sistema econômico, a sociedade e o meio ambiente, nos últimos anos, o conceito de economia circular deixou de ser considerado apenas uma teoria e abriu espaço para discussões acadêmicas.
“O mais importante desse documentário é a gente pensar que a economia circular, economia criativa é algo acessível. Todo mundo pode entender e todo mundo pode aplicar. É claro que a gente espera conscientizar grandes empresas por que se a gente pensar antigamente há 30 anos atrás a gente passava a infância toda com a mesma geladeira, hoje em dia uma geladeira, um aparelho de televisão, ele não dura mais o tempo que ele durava antes e a gente pensa, pra onde que vai depois esse aparelho que não é mais usado? Todos os anos a gente tem que trocar de celular por exemplo, é uma questão cultural, se o celular não atualiza a gente vai lá e troca, então a economia circular é para a gente pensar em formas de interagir com o meio ambiente, o meio ambiente é a grande base da economia circular, aí vem várias práticas que a gente pode entender sobre isso e começar a colocar na nossa vida”, disse Gaby Amarantos.
VEJA MAIS
Realidade concreta e parte do dia a dia das pessoas, assim como em empresas privadas de diversos países, a economia circular é uma resposta moderna e inteligente à tradicional economia linear, que tem sido usada pela humanidade desde a Revolução Industrial.
Esse tipo de modelo é uma alternativa para os longos períodos de extração, produção, consumo e descarte, de uma economia linear extremamente danosa ao meio ambiente no último século. Por isso, o documentário 'Vivências Circulares' mostra de perto essa que prega a reutilização de materiais, a redução da pegada ambiental, a diminuição da dependência dos recursos naturais e a minimização dos resíduos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA