Programação do Sesc Pará leva arte e música aos públicos de Belém e de Marabá; confira

As apresentações ocorrem nos dias 24 e 25 de agosto, nas respectivas sedes da instituição. Cada espaço terá a sua própria programação

Amanda Martins

O Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará vai oferecer um final de semana repleto de experiências culturais em Belém e Marabá. Na programação, estarão disponíveis atrações musicais, literárias e artísticas. A partir desta quinta-feira (24), às 19h, o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, na capital paraense, será palco da apresentação do Coral de Saxofones da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). Trabalhadores do comércio e seus dependentes têm direito à gratuidade, desde que apresentem o Cartão Sesc atualizado. Para o público em geral, o ingresso custará R$ 5, com meia-entrada (R$ 2,50) para estudantes e idosos. 

VEJA MAIS

image No dia do folclore, escritores paraenses reforçam a importância das lendas para nossa cultura
Átila Monteiro e Gera Wellington destacam a representatividade das histórias e lendas amazônicas

image Veja 10 locais em Belém para visitar e apreciar as tradições populares
Saiba quais são os espaços abertos para visitação que mantêm e preservam a herança cultural

Segundo o assistente técnico de Música do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, Fábio Valério, a expectativa para a programação é a melhor possível. “Oferecer programações com essa é de extrema importância para difundir a cena musical paraense. E o Sesc tem como missão a criação, produção, difusão e preservação de expressões artísticas, que repercutem no desenvolvimento de plateias, artistas, produtores e do público em geral”, ressalta, acrescentandou que não haverá limitação de idade e que familiares com crianças são bem-vindos. 

A escolha da programação para o evento da noite ocorreu em parceria com a própria EMUFPA. Fundado em 2014, o coral é composto por alunos e ex-estudantes do curso técnico de saxofone da EMUFPA, além de saxofonistas da cena musical local. O grupo costuma fazer apresentações bastante ecléticas sob o distintivo timbre do saxofone, explorando ritmos que vão desde o rock até o carimbó, passando pelo jazz e pelo samba.

“Eles terão a oportunidade de mostrar seu talento para o público, e a platéia de assistir os futuros novos talentos musicais”, destacou Fábio sobre o espetáculo. 

Marabá

Em virtude da aproximação de datas entre a execução da programação e o Dia Nacional do Folclore, comemorado na última terça-feira (22), será realizada no Sesc Marabá a “Festa da Matinta”, uma série de eventos com contações de histórias, rodas de conversas e um baile temático, também nos dias 24 e 25 de agosto. 

De acordo com o Assistente Técnico de Cultura do Sesc em Marabá, Josimar Olavo Dantas, a programação foi idealizada em comemoração à primeira década da Rede Marabela de Contadores de Histórias, que mantém viva as narrativas orais da Amazônia entre as novas gerações. 

“A importância de realizar esta programação se baseia na forma de validar o trabalho dos contadores de histórias, para que as narrativas sejam acolhidas, repassadas e valorizadas, principalmente aqui na cidade”, acrescenta Josimar.

As programações iniciam por volta das 14h, com apresentações teatrais e leituras dramatizadas, e encerram às 16h. As melhores encenações serão premiadas com um kit de livros e uma boneca da Matinta. Ainda na quinta-feira (24), a unidade receberá o “Café para a Matinta”, que consiste em uma roda de conversa e troca de conhecimentos sobre o folclore brasileiro e literatura.

A Roda de Conversa terá a participação da professora e doutora em linguística Eliane Soares, da escritora e contadora de histórias Cláudia Borges, e da educadora e intérprete da Matinta Perera, Marluce Caetano. A mediação ficará por conta da escritora e coordenadora da biblioteca Orlando Lima Lobo.  

Na sexta-feira (25), das 17h às 21h, ocorrerá o “Baile da Matinta”, com ritmos paraenses, no salão principal do Sesc Marabá. A proposta da festa é promover uma festa à fantasia com a temática do folclore regional. As três melhores caracterizações serão premiadas. Toda a programação tem entrada franca.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA