Parteiras das Ilhas de Belém são protagonistas do teaser do documentário que será lançado em 2025
A edição do curta-documentário será finalizado em fevereiro deste ano e contará com uma série de exibições
Nesta segunda-feira (20/01), data em que se celebra o Dia Nacional da Parteira Tradicional, foi lançado o teaser do curta-documentário “Ouitê Ir’rapê: Parteiras das Ilhas”. O projeto, resultado de pesquisa e dedicação ao longo de 2024 da equipe, será exibido em 2025 e tem como protagonistas cinco parteiras da região de Belém: Ginoca, da Ilha de Cotijuba, na região do Pirí; Dinoca, parteira e curandeira da Ilha de Caratateua; Conceição, parteira e pajé da Ilha de Cotijuba, na Praia Funda; Lisette, de Icoaraci; e Mariquinha, da Ilha do Combu.
Com exclusividade ao Grupo Liberal, a equipe do curta revelou que a edição deve finalizar no mês fevereiro e será realizado um circuito de exibições, e em seguida, entrará no Youtube.
Assista:
O nome “Ouitê Ir’rapê” significa “Mães das Águas” e traduz o objetivo do documentário: destacar as memórias sagradas e ancestrais das parteiras, que dedicaram suas vidas a ajudar mulheres a parir com acolhimento e responsabilidade, mesmo em comunidades frequentemente esquecidas pelo Estado. A obra explora as histórias de vida, trajetórias e os desafios enfrentados por essas mulheres, que fortalecem suas comunidades enquanto preservam práticas viscerais da humanidade.
VEJA MAIS
O curta é uma realização da Maresia Filmes em parceria com @ama.zonida e contou com a direção de Yasmin Alves e Mateus Moura. A pesquisa antropológica foi conduzida por @ginecologianaturalamazonica, e a produção envolveu uma equipe multidisciplinar, incluindo talentos na direção de fotografia, captação de som direto, roteiro e design. Entre os profissionais que contribuíram estão Beatriz Lopes, Rodolfo Mendonça e Isabela do Lago, com trilha sonora original assinada por Mateus Moura e design gráfico desenvolvido por Renata Segtowick.