‘Pantanal’: Zaquieu de 1990 era paraense e morreu de Aids; veja quem
João Alberto Carvalho Pinheiro nasceu em Belém e se mudou para o Rio com o sonho de virar artista
Um dos destaques do remake de “Pantanal”, Zaquieu (Silvero Pereira) é o mordomo gay para lá de alto astral de Mariana (Selma EgreI). Ele chega na fazenda provocando mudanças na cabeça preconceituosa dos peões. Sua última empreitada é se tornar um grande peão e, para isso, tem o apoio do Rei do Gado, José Leôncio (Marcos Palmeira), e do amigo Alcides (Juliano Cazarré).
VEJA MAIS
O personagem existiu na versão original da novela, de 1990, mas o ator que o interpretou teve uma morte precoce em decorrência da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Humana).
Quem interpretou Zaquieu na versão de 1990?
Preservando as mesmas características que fazem o público amar Zaquieu em 2022, Zaqueu (escrito assim, sem o “i”) foi interpretado por um estreante em novelas: o paraense, de Belém, João Alberto Carvalho Pinheiro.
O ator se mudou da capital do Pará para o Rio com mais de 20 anos de idade com o sonho de se tornar cantor. Fã de lambada, queria se tornar o novo Beto Barbosa, mas seus planos foram mudados pelo autor Jayme Monjardim, que enxergou seu potencial para novelas.
A estreia veio em “Pantanal”, onde ele viveu o mordomo gay, que tinha o mesmo prestígio perante ao público que o ator atual.
VEJA MAIS
Como ele morreu?
Menos de um ano após o fim das gravações de “Pantanal”, no início de 1991, o ator morreu de pneumonia provocada pela Aids, doença do vírus HIV, em uma época onde o acesso ao tratamento era restrito. Hoje, pessoas que vivem com o vírus têm condições plenas de vida e saúde e podem controlar a carga viral por meio de uma medicação diária e gratuita.
Além dele, outro ator de “Pantanal” original também morreu de Aids: Rubens Corrêa, o deputado Ibrahim da primeira versão. No remake, o personagem é interpretado por Dan Stulbach.
Rubens Corrêa nasceu em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul. Sua carreira na TV começou na Bandeirantes na década de 1960, na novela “Os Miseráveis”. Na Manchete, ainda esteve no elenco de “Kananga do Japão”, antes de “Pantanal”. O ator morreu em 1996, aos 64 anos de idade, vítima de complicações da Aids.
Que horas começa ‘Pantanal’ hoje?
A novela “Pantanal” é exibida na TV aberta pela Rede Globo. A transmissão começa às 21 horas e 30 minutos (horário de Brasília), logo após o Jornal Nacional. Também é possível assistir a telenovela de forma online, através da plataforma de streaming Globoplay.
Quem é quem no remake de ‘Pantanal’?
A novela foi ao ar, originalmente, em 1990 na TV Manchete. A trama se manteve e é dividida em duas fases. Na primeira versão, na fase jovem, o protagonista da trama, José Leôncio, era interpretado pelo ator Paulo Gorgulho. Agora, no remake, ficou com Renato Góes. Na fase adulta, na versão de 1990, o papel era de Cláudio Marzo, agora, é de Marcos Palmeira.
O personagem místico Velho do Rio ficou a cargo de Osmar Prado. Na primeira versão, ele foi interpretado por Cláudio Marzo.
O par romântico Juma e Jove, desta vez, é interpretado por Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa. Na primeira versão, os personagens eram de Cristiana Oliveira e Marcos Winter. Já a mãe de Juma, Maria Marruá, foi interpretada por Cássia Kis na primeira versão. Na nova, Juliana Paes assumiu o papel.
Quando foi a novela antiga de ‘Pantanal’?
A trama foi escrita há 30 anos por Benedito Ruy Barbosa e transmitida pela TV Manchete.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA