Parque Rita Lee é inaugurado na Barra da Tijuca (RJ); veja fotos
Espaço tem pista de skate, quadras poliesportivas e brinquedos para a criançada se divertir
A prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, no último domingo (12), o "Parque Rita Lee", um espaço de lazer e práticas esportivas que recebe o nome da cantora, que morreu em maio do ano passado, aos 75 anos. O local fica em uma parte do Parque Olímpico e conta com uma área total de 136 mil m², com pistas de skate, quadras poliesportivas, brinquedos e muro de escalada.
VEJA MAIS
Uma das grandes atrações do novo espaço é a "Praça Molhada", que conta com uma área de 2.600 m², cercada por 47 estruturas metálicas, que simulam árvores. De lá saem 190 esguichos de água tratada para refrescar as pessoas. Depois, o líquido passa por um processo de filtragem, antes de retornar ao sistema.
O espaço custou R$ 36 milhões e recebeu o plantio de mais de 1.100 árvores e 70 mil arbustos no local. Segundo o prefeito Eduardo Paes, que esteve na inauguração, o parque foi pensado desde o início das Olimpíadas. Paes também falou sobre a importância de Rita Lee para o país.
"Rita Lee foi uma mulher disruptiva, ousada, que se posicionou contra o machismo, o racismo e o preconceito. A gente precisa enfrentar essas questões e ela ajudou nessas reflexões com a sua força e energia, levando sua música e poesia, acalmando o coração de todos nós", disse.
(*Estagiária sob supervisão do Coordenador do Núcleo de Cultura de Oliberal.com, Abílio Dantas)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA