AC OP lança Projeto Linguagem Espacial para incluir deficientes auditivos na música

Com lançamento marcado para o sábado (21), o álbum multimídia em Libras propõe uma experiência inovadora, mesclando interpretação musical, expressão facial e movimentos corporais

Matheus Viggo

O artista AC OP, nome artístico de Flávio Nunes, lança um projeto que promete transformar a relação da comunidade surda com a música. Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o Projeto Linguagem Espacial foi idealizado para incluir deficientes auditivos no universo musical de forma ampla e acessível. Por meio de interpretações em Libras que capturam letra, melodia e ritmo, o projeto culminará em um álbum multimídia de rap, com cinco faixas inéditas, abordando temas como superação, combate ao suicídio e quebra de paradigmas.

A inspiração para o projeto veio enquanto AC OP ouvia o álbum Slime Season, do rapper americano Young Thug. A capa do disco, que traz o nome em linguagem de sinais, despertou sua curiosidade sobre como a comunidade surda consome música. Após observar adaptações em Libras em shows e eventos, ele iniciou uma pesquisa aprofundada, descobrindo que, embora as pessoas surdas possam consumir música, isso ainda ocorre de forma limitada devido à escassez de materiais adaptados.

“Vi que a comunidade surda consome música, mas de uma forma restrita, porque há pouco material adaptado em Libras. Foi aí que nasceu o Linguagem Espacial, onde as faixas serão ‘cantadas em Libras’, com elementos como interpretação musical, expressão facial e movimentos corporais para transmitir ritmo e emoção”, explica AC OP.

VEJA MAIS

image Maquiadora faz tutorial de maquiagem em Libras; confira
Thais Braz ensinou como fazer uma 'make' para o fim de ano usando a Língua Brasileira de Sinais

image Racismo estrutural e religioso afetam o ensino e aprendizado de Libras, aponta especialista
Historicamente atrelado a instituições cristãs, o ensino de Libras excluiria práticas e vocabulários das culturas africanas, indígenas e de outras religiões

image Com tema sobre frutas do Pará, professora de Libras lança livro adaptado para crianças surdas
O pré-lançamento será neste domingo (25), a partir das 15h, na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no stand da Seduc

Inovação e acessibilidade

O álbum multimídia combina tecnologia, criatividade e inclusão, traduzindo o rap de maneira que vai além da audição. A Cada música será “cantada” em Libras, com intérpretes que utilizam linguagem corporal e expressões faciais para transmitir o sentimento e o ritmo das canções. Essa abordagem proporciona uma experiência imersiva para a comunidade surda, algo inédito no cenário musical brasileiro.

Lançamento e expectativas

Originalidade é a palavra que define o projeto. AC_OP promete uma sonoridade única, que mescla diferentes gêneros musicais, elevando o rap a um novo patamar. “O Linguagem Espacial é meu melhor trabalho até agora. Coloquei todo o meu sentimento e musicalidade nele, e tenho certeza de que quem ouvir vai gostar”, afirma o artista.

O lançamento ocorrerá neste sábado (21). O álbum estará disponível gratuitamente em plataformas como Spotify e YouTube, reforçando o compromisso com a inclusão e a acessibilidade.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA