Línguas Indígenas do Brasil são tema de exposição da Vale
Nova exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa é um mergulho na diversidade das línguas indígenas no Brasil
As línguas indígenas brasileiras são tema da exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa, da instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Denominada “Nhe’ẽ Porã“, a mostra tem o objetivo de levar o público a uma imersão em uma floresta cujas árvores representam dezenas de famílias linguísticas às quais pertencem as línguas faladas hoje pelos povos indígenas no Brasil. A exposição visa ainda retratar outros pontos de vista sobre os territórios materiais e imateriais, além da cultura indígena no Brasil.
A exposição é uma iniciativa do Museu da Língua Portuguesa em parceria com o Instituto Cultural Vale, articulador e patrocinador máster da iniciativa. Tem patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras, e apoio do Mattos Filho – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A mostra conta também com o apoio institucional da UNESCO, como parte da Década Internacional de Línguas Indígenas e com os seguintes parceiros de conteúdo: Instituto Socioambiental, Museu da Arqueologia e Etnologia - USP, Museu do Índio - Funai e Museu Paraense Emílio Goeldi.
VEJA MAIS
Segundo a Vice-Presidente Executiva de Sustentabilidade da Vale, Maria Luiza Paiva, “essa mostra é necessária e urgente. Foi com essa convicção que levamos essa ideia para o Museu da Língua Portuguesa. Queríamos também contribuir com a Unesco para chamar a atenção de toda sociedade para a Década Internacional das Línguas Indígenas. Essa exposição tem a função de nos lembrar que falar de povos indígenas é falar de diversidade. A variedade e a riqueza das línguas nela representadas explicitam isso de forma inquestionável. Os diferentes povos indígenas têm muito a nos ensinar sobre pluralidade social, diferentes formas de interação indivíduo-natureza e outros modos possíveis de constituição de sociedade e de vida no planeta”, afirmou.
A exposição traz uma particularidade, o público não vai perceber onde é o começo e o fim. O visitante encontrará um rio de palavras grafadas em diversas línguas indígenas, criando um fluxo que conectará as salas em um ciclo contínuo.
O Museu da Língua Portuguesa é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA