Ismaelino Pinto recebe Aldrin Figueiredo no ‘Mangueirosamente’ em bate-papo sobre bairros de Belém

A conversa flui sobre a história dos bairros, a origem dos nomes e a identificação afetiva da sociedade com a história

Thainá Dias
fonte

A segunda temporada do videocast Mangueirosamente segue a todo vapor, o jornalista paraense Ismaelino Pinto convidou esta semana, o historiador Aldrin Figueiredo para um bate-papo especial sobre os bairros de Belém. A conversa flui sobre a história dos bairros, a origem dos nomes e a identificação afetiva da sociedade com a história.  O conteúdo fica disponível nesta sexta-feira (31), a partir das 19h na plataforma Libplay do oliberal.com e pelo youtube do Grupo Liberal.

Para o jornalista a apresentador Ismaelino Pinto, foi fantástico poder contar curiosidades sobre lugares tão icônicos de Belém. “Vamos descobrir, por exemplo, que a Praça da República era um cemitério popular, onde pessoas de baixa renda eram enterradas”, contou. O jornalista também expôs uma curiosidade acerca do nome do bairro Umarizal, que deriva de uma árvore chama de Umarizeiro.

Ismaelino também relembrou as curiosidades sobre bairros como a cidade velha, que chegou como o primeiro bairro da capital paraense. “Antigamente nessas áreas se via apenas um grande igarapé e hoje tudo virou história”. O convidado do programa, historiador Aldrin Figueiredo, disse que é de extrema importância um programa que se com as memórias e identidade do seu povo.

Aldrin destacou como é incrível poder fazer essa conexão entre passado e presente. “Falamos sobre os principais bairros de Belém, suas origens, a população que residia, nome das ruas. É uma relação entre memória e história. É muito importante termos hoje na mídia essa preocupação com a história”, afirmou o historiador.

O historiador ressaltou ainda que pensar na história é pensar também na ancestralidade. “É pensar no modo de vida daquela região, na relação de sociabilidade e vizinhança, de ser e estar em um local”, concluiu.

Vale lembrar que os episódios do “Mangueirosamente” estão disponíveis na plataforma Libplay e no youtube do grupo O Liberal. Colunista de O Liberal há mais de duas décadas, Ismaelino é comentarista de cinema e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema e Associação de Críticos de Cinema do Pará. O videocast “Mangueirosamente”, tem um formato de bate-papo para falar sobre os principais assuntos culturais de Belém do Pará e suas memórias.

VEJA MAIS

image Ismaelino Pinto entrevista Zienhe Castro no 'Mangueirosamente'
A cineasta e diretora do Festival Amazônia (Fi)Doc conta as novidades da 8a edição.

image Ismaelino Pinto entrevista Carlos Alcantarino, no 'Mangueirosamente'
O designer fala sobre a nova exposição, a trajetória e a relação afetiva com Belém.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA