CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Iphan visita Theatro da Paz, candidato a Patrimônio Mundial da Unesco

Na manhã desta quinta-feira, técnicos do Iphan estiveram no teatro, que avança para se tornar um dos Teatros da Amazônia

Gustavo Vilhena*
fonte

Como parte do processo de candidatura dos Teatros da Amazônia, na manhã desta quinta-feira (3), o Theatro da Paz recebeu a visita técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Representantes do Pará e do Amazonas reuniram-se com técnicos do instituto para tratar sobre a candidatura do Theatro da Paz e do Teatro Amazonas, em Manaus (AM), ao título de Patrimônio Mundial da Unesco. À tarde, as discussões continuaram no Centro Cultural Palacete Faciola.

A programação, iniciada em 1º de abril em Manaus, trouxe a Belém o Grupo de Trabalho (GT) responsável pela candidatura para uma visita guiada ao espaço paraense. Durante a manhã, os técnicos percorreram o entorno do Theatro. No período da tarde, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) recebeu uma cópia do dossiê entregue à Unesco em janeiro.

“É uma alegria enorme receber esse grupo tão importante. Estou envolvido desde o início desse processo, em agosto do ano passado, quando montamos o GT para que o Theatro seja reconhecido como Patrimônio Mundial. Essa candidatura beneficia não só nós, servidores do teatro, mas toda a população brasileira e o mundo”, destacou Nilo Nunes, produtor do Theatro da Paz.

VEJA MAIS

image Amaury Lorenzo chora e agradece carinho dos fãs após peça no Theatro da Paz: ’Belém, eu te amo’
O ator global, que está vivendo Chico na novela 'Volta por Cima', se apresentou nos dias 29 e 20 de março na cidade

image Ator Amaury Lorenzo retorna à Belém para o espetáculo ‘A Luta’, no Theatro da Paz neste mês
Sob a direção de Rose Abdallah e texto de Ivan Jaf, a trama é baseada na terceira parte do livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha

Para Andrey Schlee, diretor de patrimônio material e fiscalização do Iphan, o que mais ressalta a riqueza arquitetônica dos Teatros da Amazônia é seu valor histórico e cultural. "Manaus e Belém são patrimônios locais de relevância excepcional e valor universal. Em Belém, isso fica evidente nos elementos decorativos do Theatro, que refletem influências locais. Oferecemos ao Patrimônio Mundial mais que duas casas de ópera: são espaços vivos da cultura amazônica", enfatizou.

Já a superintendente do Iphan no Pará, Cristina Vasconcelos, destacou que a candidatura reforça a riqueza cultural da Amazônia globalmente. "Esse reconhecimento conjunto valoriza o Norte como berço da arte e da cultura popular. É hora de dar visibilidade a essas obras-primas do coração da Amazônia", concluiu.

Inaugurado em 15 de fevereiro de 1878, durante o Ciclo da Borracha, o Theatro da Paz é o maior do Norte do Brasil. Em janeiro, o Iphan oficializou sua candidatura à Unesco. Agora, o espaço pode integrar a lista de 14 bens brasileiros já reconhecidos como Patrimônio Cultural Mundial.

Com 147 anos, o teatro — que já passou por reformas — mantém elementos originais, como piso de madeira nobre, lustres de cristal e detalhes em folhas de ouro, que o tornam único.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA