Gabriela Duarte fala sobre menopausa: 'alterou meu estado de espírito'
A atriz Gabriela Duarte, de 50 anos, tem dois filhos adolescentes: Manuela, de 18 anos, e Frederico, de 13. Em entrevista ao Estadão, em que ela falava sobre a peça O Papel de Parede Amarelo, que ela estreia em São Paulo nesta sexta-feira, 28, ela falou também sobre sua nova fase profissional, educação e maternidade.
Divorciada desde 2022 e sem contrato fixo com TV, ela disse que "andar com as próprias pernas" tem seu custo, mas que isso é bom porque abre possibilidades de experimentar coisas novas - como este seu primeiro monólogo - e de ficar mais perto dos filhos.
"É inegável o privilégio de permanecer mais perto dos meus filhos e ficar de olho nesta fase em que eles, adolescentes, não obedecem como na infância", comentou.
A peça que Gabriela Duarte estreia agora é inspirada em um clássico da literatura feminista, lançado por Charlotte Perkins Gilman em 1892. E neste momento de feminismo fortalecido e de discussão sobre parentalidade e criação de seres humanos mais empáticos, a atriz esforça para consolidar um diálogo com Manuela e Frederico que os coloquem em sintonia com os novos tempos, que possuem códigos diferentes dos de sua adolescência.
"Vejo o quanto é fundamental deixar exemplos a meus filhos para que eles cresçam interessados em fazer parte destas mudanças", afirma. "Sou de uma geração formada por modelos paternalistas, inclusive no trabalho, e eles vão encarar um mundo em que a autonomia não pode endurecê-los."
A peça fica em cartaz no Teatro Estúdio até 1º de junho, com sessões às sextas e sábados, às 20h, e domingo, às 18h. O ingresso custa R$ 120.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA