Fotógrafa paraense propõe mergulho sensorial em exposição ‘Ao longo dos anos pela Amazônia'

Mostra será exibida na próxima quarta-feira (30), às 19h, na Casa Namata, em Belém

Juliana Maia
fonte

A fotógrafa paraense Fabíola Tuma apresenta, na próxima quarta-feira (30), a sua nova mostra intitulada “Ao longo dos anos pela Amazônia”. Na exposição, a artista apresenta um olhar sensível e intimista que percorre memórias e vivências em diferentes localidades da Amazônia. O trabalho pode ser conferido às 19h, na Casa Namata, em Belém.

VEJA MAIS

image 'Entre Águas': exposição de fotógrafos paraenses destaca a água na identidade amazônica
As obras revelam como a água está sempre presente no cotidiano do paraense

image Exposição com trabalhos do fotojornalista Ary Souza está aberta no Sesc Ver-o-Peso
O público pode conferir “Compasso” que tem entrada franca.

image Cruz da primeira missa realizada no Brasil há mais de 500 anos estará em exposição em Belém
No Brasil, a primeira missa foi realizada em 26 de abril de 1500 e marcou o início da cristianização

O novo trabalho de Fabíola é um recorte de uma exposição apresentada no ano passado durante o Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, em Florianópolis. Nas fotografias, registradas deste 2018, a artista relembra o passado ao exibir o cotidiano de diferentes pessoas ao redor das cidades paraenses.

"Têm muita relação com o meu passado, com a minha primeira infância, ao longo dos rios e margens. Por ali eu fui criada e eu tenho uma relação de muito respeito pelas águas, pela natureza e por essa conexão que as pessoas têm com a Amazônia. Eu me tornei fotógrafa em 2018, e desde então, venho construindo essas imagens que contam tanto da minha relação com esse olhar e com o meu passado", explica.

Entre as imagens selecionadas para a mostra, Fabíola destaca a de um barco navegando na Ilha do Combu, que mostra a relação íntima do ribeirinho com os rios. Em outra, feita em Santarém, ela registrou um homem, olhando para uma embarcação, em tons de preto e branco. "Eu quis retratar algo quase que da década de 80. Como se você voltasse no tempo em alguns lugares."

image

Fotografia capturada em Santarém, em 2019 (Foto/Fabíola Tuma)

Cenários como rios, florestas, cidades grandes e interiores também estão presentes na mostra, que propõe um mergulho sensorial e reflexivo. "Ao longo dos anos pela Amazônia" foca nestes fragmentos visuais que expressam a força das relações humanas com as águas, as cidades e os modos de vida que permeiam o cotidiano amazônico. Além disso, é uma forma da artista convidar o público a reconhecer e valorizar uma Amazônia que pulsa nas pequenas histórias de quem a habita. 

Em seu olhar, Fabíola apresenta um retrato da Amazônia urbana e ribeirinha, revelando cenários cotidianos onde paisagens naturais e rostos se entrelaçam em histórias de pertencimento, ancestralidade e conexão com a natureza. “As imagens são fruto da escuta, da observação e de uma vivência afetuosa com esses territórios. Eu percebi que a fotografia me dava possibilidades, não só de viver, mas de enxergar as pessoas nesta forma artística”, afirma Fabiola.

"O público pode esperar um olhar sensível desse cotidiano amazônico, que pode parecer muito simples, mas, que é muito complexo você colocar isso em imagens, contar a história por meio delas. É complexo porque me exigiu sensibilidade, tempo e maturidade. A gente só captura, registra, o que tem a ver com a nossa vida ou uma projeção do que a gente quer para o futuro", complementa.

 

 

Serviço:

  • Mostra fotográfica “Ao longo dos anos pela Amazônia”
  • Horário: 19h;
  • Local: Casa Namata;
  • Endereço: Av. Conselheiro Furtado, 287;
  • Data: 30 de abril.
Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA