Festival Jambu Live realiza primeira edição presencial
Evento dará oportunidades para artistas da periferia
A diversidade e a pluralidade cultural da Amazônia estarão agora de maneira presencial no Festival Jambu Live 2022. A terceira edição do evento mantém a transmissão online e cria agora uma programação com mais de 20 espetáculos entre os dias 16 e 20 de novembro, em Belém. O festival Jambu Live é uma das atividades do Circuito Jambu Multicultural, que vem movimentando o setor cultural em Belém desde agosto. A programação completa do Circuito e do Festival pode ser vista nas redes sociais oficiais do projeto.
O evento é fruto de um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA). A coordenadora do Circuito Jambu Multicultural, a professora Regina Lima, adianta que o público pode esperar muitas novidades "como lugar de visibilidade de cantores, de atrações, de teatro e música, que não estão nem na cena cultural da cidade, nem visibilizados dentro dos meios de comunicação. A ideia é trazer vozes na maioria das vezes que o público até desconhece. São pessoas que estão nos bairros, ou nas periferias, que estão cantando há algum tempo”, conta.
VEJA MAIS
A programação ocorre em dois espaços, em Belém. Na próxima quarta e sexta-feira, dias 16 e 18, o Festival Jambu Live estará no Campus Guamá da UFPA. A programação começa às 17h. E no sábado e domingo, dias 19 e 20, o Festival aterrissa na Fundação Cultural do Pará, antigo Centur. Todos os dias do festival serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube do Jambu Live.
Neste ano há duas novidades. A primeira é a seleção “Aposta Jambu” que escolheu entre os estudantes da UFPA em votação aberta uma artista do meio universitário para se apresentar. A vencedora foi a estudante do curso técnico em canto popular pela UFPA, Luize Liz, natural do município de Igarapé-Miri. A estudante de 20 anos canta desde os 13 e mora em Belém para concluir os estudos. Luize lançou sua primeira canção em 2018, intitulada “Pra Ser Feliz”, dos autores Moisés e Renato Sinimbú. A jovem cantora sobe ao palco do Jambu Live como uma aposta da nova geração da música paraense.
Outra novidade é a parceria inédita com o Festival Amazônia FIDOC. Os dois eventos se unem para uma programação nos dias 19 e 20 de novembro, na Fundação Cultural do Pará. Além dos espetáculos do Festival Jambu Live, quem for à FCP poderá conferir uma feirinha criativa, mostras competitivas de videoclipes, curtas e longas da Amazônia Nacional e Internacional, entre outras atividades.
“Essa terceira edição também vem carregada de um desafio muito grande que é a gente fazer o presencial, ainda que seja em formato híbrido, já que vamos continuar fazendo a transmissão via streaming. Ela se transforma em um desafio muito grande, porque agora efetivamente a gente vai ter noção da receptividade na forma presencial do público”, afirmou a coordenadora Regina Lima.
O Circuito Jambu Multicultural é financiado por emenda parlamentar do deputado federal Airton Faleiro e conta com o apoio da Faculdade de Comunicação (Facom), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e da Pró-Reitoria de Extensão (Fapespa) da UFPA. Além de ter parceria do Festival AmazôniaFIDOC, o Na Figueredo, a ADUFPA, a ONG Olivia, o CAOC/UFPA e o CACO/UFPA.
Programação no Campus Guamá da UFPA
Quarta-feira (16/11)
17h - DJ set: Yndjáh Báh
17h20 - Escola de Dança Ribalta
18h - João Daibes
18h40 - Aposta Jambu: Luize Liz
19h - Banda COUT
19h40 - DJ set: Yndjáh Báh
20h - Arthur da Silva
20h40 - DJ set: Yndjáh Báh
Quinta-feira (17/11)
17h - DJ set: Poliana Mangabeira
17h20 - Jothan Netto
18h - Minni Paulo Quarteto
18h40 - DJ set: Poliana Mangabeira
19h - Renan Andrade
19h40 - DJ set: Poliana Mangabeira
20h - Thais Badu
20h40 - DJ set: Poliana Mangabeira
Sexta-feira (18/11)
17h - DJ set: Shayra Brotero
17h20 - Casa Híbrida
18h - Raidol
18h40 - DJ set: Shayra Brotero
19h - Bruna BG
19h40 - DJ set: Shayra Brotero
20h - Eloi Iglesias
20h40 - DJ set: Shayra Brotero
Programação na Fundação Cultural do Pará
Sábado (19/11)
17h - DJ set
19h - Sandra Duailibe
19h40 - DJ set
20h - Léo Meneses
20h40 - DJ set
21h - Marcos Campelo
21h40 - DJ set
22h - Fé no Batuque
22h40 - DJ set
Domingo (20/11)
17h - DJ set
19h - Pisada Cabôca
19h40 - DJ set
20h - MC Íra
20h40 - DJ set
21h - Ruth Costa
21h40 - DJ set
22h - Jorginho Gomez
22h40 - DJ set
SERVIÇO
Festival Jambu Live 2022
16 a 20 de novembro
Programação gratuita
Na UFPA e na Fundação Cultural do Pará
Mais informações em @jambulive nas redes sociais.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA