CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Fafá de Belém canta obra de Dom Hélder Câmara no aniversário de Belém; ingressos são gratuitos

“A Sinfonia de dois Mundos”, escrita por Dom Hélder Câmara, será interpretada por Fafá de Belém e pelo tenor paraense Atalla Ayan

Bruno Menezes | Especial para OLiberal
fonte

Uma obra crítica que aborda as mazelas do mundo e fala sobre como a humanidade precisa ser mais harmoniosa. Essa é a premissa do concerto “A Sinfonia de dois Mundos”, escrito por Dom Hélder Câmara, um espetáculo que será protagonizado por Fafá de Belém e pela Orquestra Sinfônica de Belém, em homenagem aos 408 anos da cidade.

VEJA MAIS:

image Fafá de Belém critica velocidade de carros em Salinas: 'só um covarde acelera em cima de crianças'
Em setembro deste ano, a artista quase foi atropelada por um carro que estava no mesmo local que fica no município de Salinópolis, região litorânea do Pará

image O sangue artístico é de família: Fafá de Belém e a neta ganham destaque em novos projetos
Cantora paraense viaja pelo Brasil com novo espetáculo e Laura Saab participa de primeiro projeto audiovisual

O concerto será realizado no Theatro da Paz, na próxima sexta-feira (12), às 21h, com entradas gratuitas a serem distribuídas desde a manhã. Além de Fafá de Belém como solista, a obra musical também terá a participação do paraense Atalla Ayan, um dos maiores tenores do mundo com passagens nas mais influentes óperas da Europa e USA.

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (10), Fafá contou sobre como a obra de Dom Helder Câmara é importante na sua vida e destacou que a música erudita também tem espaço nas homenagens que Belém receberá nos seus 408 anos.

“Ela é maior que qualquer gueto que queriam jogá-la, porque existe boa música e existe música ruim e nós cantores populares, temos o dever de olhar para todos os lugares. É muito maravilhoso quando um cantor erudito, que está junto neste projeto, é convidado por uma cantora popular”, destaca a artista.

A obra, que consiste em cânticos e interpretações de reflexões do texto de Dom Hélder Câmara, contará com a execução musical de cerca de 100 músicos da Orquestra Sinfônica de Belém, os quais serão regidos pelo maestro Miguel Campos Neto.

Para a cantora, o texto com teor crítico continua atual em 2024. Ao abordar a miséria humana, Fafá espera que as pessoas se emocionem e saiam do espetáculo com o desejo de serem melhores.

“A Sinfonia Dos Dois Mundos vem para falar 1º mundo, a Europa, os EUA, e do 3º mundo, Ásia, África, América Latina. Infelizmente hoje isso continua, não mais entre 1º e 3º mundo, mas entre os muito ricos e os que nada têm, os miseráveis, e essa ponte precisa se estreitar. Enquanto a sociedade não se abraçar e não houver uma divisão de renda e oportunidade, não haverá um novo mundo”, explica Fafá emocionada.

REENCONTRO DE FAFÁ

Essa não é a primeira vez que Fafá interpreta a Sinfonia dos Dois Mundos. Em 1985 ela foi convidada pelo próprio Dom Hélder Câmara, para ser o vocal soprano da ópera, mesmo sendo uma cantora popular. Na época, a artista paraense confessou que precisou se esforçar para aprender as técnicas adequadas da música erudita.

"Eu não sabia nada, eu olhava para as bolinhas e cacilda...eu não sabia nada de partitura, mas era boa de ouvido, e os profissionais tiveram muita generosidade para ficar treinando comigo. Hoje, graças aos meus queridos maestros, treinamos nota por nota. Ontem já estávamos cantando a ópera toda e eu durmo ouvindo. Tudo na vida é curiosidade, dedicação e trabalho. É um sacrifício, mas sorvete? Só depois! ”, brinca a artista dando uma grande gargalhada, sua marca registrada.

O tenor Atalla Ayan também se mostra ansioso e empolgado para entregar sua voz a este concerto. Lisonjeado pelo convite de Fafá de Belém, ele espera que todos sejam impactados positivamente pela energia do espetáculo.

"Essa mensagem do texto é muito necessária para os dias de hoje. O que a gente está fazendo com o mundo, com o nosso planeta, com as pessoas, é uma mensagem de amor, de união, mas que também carrega uma grande verdade que é a crueldade que estamos vivendo hoje”, explica o tenor, que convida todos a prestigiarem o concerto.

O concerto “A Sinfonia de Dois Mundos”, é realizado através do patrocínio da Equatorial Pará, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio do Governo do Pará. O espetáculo será transmitido ao vivo e gratuitamente pelo canal do Youtube da Secult e por um telão instalado em frente ao Theatro da Paz.

Quem foi Dom Hélder Câmara

O autor da obra A Sinfonia dos Dois Mundos foi um influente bispo católico em Olinda e Recife. Ele se destacou pela defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil e foi autor de mais de 23 livros, traduzidos para 16 idiomas. Dom Hélder chegou a ser indicado quatro vezes ao prêmio Nobel da Paz, em 2015, e foi reconhecido pelo Vaticano como “Servo de Deus”.

Ingressos gratuitos

Nesta sexta-feira, 12, às 9h, serão distribuídos, gratuitamente, na bilheteria do Theatro da Paz, os ingressos para a “Sinfonia dos Dois Mundos”. As entradas são limitadas e que pessoa na fila poderá retirar até dois ingressos. Crianças a partir de três anos também precisarão dos tickets.

Para quem não conseguir os ingressos e quiser acompanhar a apresentação à noite, um telão será montado na área externa do Theatro, na praça da República. A Sinfonia dos Dois Mundos também será transmitida transmitido pelo canal do YouTube da Secult.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA