CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Exposição e minicurso abordam em Belém a produção cinematográfica periférica, fora de Hollywood

Programação acontecerá neste sábado (21/09), das 10h às 12h30, na Kamara Kó Galeria

Eduardo Rocha
fonte

Neste sábado (21/09), o público de Belém terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os diversos aspectos da produção cinematográfica na Kamara Kó Galeria, das 10h às 12h30. A exposição "Cinema em Cartaz(es)" e o minicurso "História do Cinema: às margens de Hollywood" irão explorar a estrutura da arte do cinema, desde o processo de criação até a projeção de filmes, incluindo o impacto da Inteligência Artificial (IA) na indústria cinematográfica.

Coordenada pelo jornalista e crítico de cinema Adolfo Gomes, a programação visa discutir o cinema em suas nuances estruturais, ideológicas e tecnológicas. Além disso, o evento busca promover um olhar crítico sobre produções que surgem à margem de Hollywood, proporcionando um novo entendimento da sétima arte.

As inscrições são gratuitas e os interessados devem, apenas, enviar um e-mail para cinemaemcartazes@gmail.com, informando o desejo de participar. Haverá emissão de certificado com carga horária aos participantes. O projeto foi selecionado pelo Edital de Artes Visuais – Lei Paulo Gustavo.

VEJA MAIS

image Marcelo Lobato inaugura 'Simpatia pelo Mal' na galeria Benedito Nunes, em Belém, nesta quinta (19)
Instalação com 28 pinturas e um vídeo noir visa provocar reflexões sobre o bem e o mal no olhar e sentir humano

image Exposição ‘Comida Cabocla' celebra sabores e costumes amazônicos no Palacete Pinho
A mostra pode ser visitada pelo público em geral quinta e sexta-feira de 15h às 21h

image Exposição com desenhos de crianças dos Capuchinhos homenageia manto de Nossa Senhora de Nazaré
O desenho mais votado vai estampar o manto iluminado que representa a promessa do eletricista Harley Alberto Silva, de Belém

Olhares

A exposição envolve 22 cartazes de filmes e oito fotos. "O foco deste trabalho é o chamado cinema periférico, isto é, toda produção cinematográfica fora de Hollywood. Periférico no sentido de marginal. É como se o cinema de Hollywood fosse a rodovia Transamazônica e a produção periférica, as vicinais, e não a estrada principal. Então, quem se propõe a ver apenas a estrada principal perde muito do que acontece nas vicinais, nas outras produções ao redor do mundo", destaca Adolfo Gomes.

Desde a invenção do cinema, e também após a ascensão e hegemonia de Hollywood, como pontua Adolfo, os filmes produzidos ao redor do mundo lutam contra a invisibilidade. Suas principais estratégias são a invenção, a representatividade e a paixão pelo audiovisual.

"Esta pequena introdução à História do Cinema, sob a perspectiva das filmografias periféricas, pretende celebrar a potência e o caráter transgressivo dos cineastas e produtores que criam à margem da indústria de Hollywood", salienta o pesquisador. O minicurso teórico tem como público-alvo estudantes e interessados no cinema brasileiro, críticos de cinema e professores de audiovisual, além de cinéfilos de maneira geral.

Cartaz(es)

Quando os cinemas de rua eram comuns, longe dos shoppings e da urgência instantânea das redes sociais, vivia-se uma experiência cinematográfica totalmente diferente, e é isso que a exposição "Cinema em Cartaz(es)" retrata. Ao longo de mais de 30 anos, Adolfo Gomes construiu um acervo de memórias afetivas, histórias e documentos visuais que inspiram a mostra.

A instalação ficará em cartaz até o dia 28 deste mês, na Kamara Kó Galeria, com visitação gratuita de quarta a sexta-feira, das 15h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h. A exposição conta com acessibilidade em audiodescrição.

Serviço:

'História do Cinema: às margens de Hollywood', com Adolfo Gomes

Data: 21/09, das 10h às 12h30

Local: Kamara Kó Galeria

Endereço: Travessa Frutuoso Guimarães, nº 611, Campina

Inscrições gratuitas no email: cinemaemcartazes@gmail.com

Emissão de certificado aos participantes

Projeto selecionado pelo Edital de Artes Visuais – Lei Paulo Gustavo

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA