Artistas paraenses criam suas versões da Mulher-Maravilha para celebrar os 80 anos da personagem
Ilustradoras do coletivo MAR revisitaram a icônica personagem da DC Comics
Para celebrar os 80 anos da primeira super-heroína da DC Comics, Oliberal.com convocou o time de artistas paraenses do coletivo MAR - Mulheres Artistas Pará, para criar suas versões da Mulher-Maravilha. O resultado foram ilustrações que valorizam a diversidade feminina, em suas mais várias formas. Confira:
LEIA MAIS
Helô Rodrigues
Sobre a artista: Helô Rodrigues, 23 anos. É paraense e mãe de um cachorro salsicha chamado Apolo. Ilustradora e quadrinista há 4 anos, traz forte dentro de cada história sua raiz nortista e colocando sempre como personagem principal a mulher. Recentemente teve quadrinhos selecionados para a banca de quadrinistas do Itaú Cultural.
Encontre: Instagram - Site - Twitter
Ty Silva
Sobre a artista: Nativa de Mairi Tupinambá (Belém- PA), é artista visual e professora na faculdade Estácio-FAP, formada em Moda pela Unama e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Em suas ilustrações e histórias em quadrinhos, busca falar sobre representatividade e empoderamento, se inspirando principalmente nas narrativas de mulheres e da população lgbtqia+ amazônidas, além do resgate da cultura ancestral da região em que pertence, trazendo em seus trabalhos a conexão com a fauna, flora, comunidades e os espíritos da floresta.
Maithê
Sobre a artista: Ilustradora nortista, de 21 anos, de Belém do Pará. Começou a apresentar seu trabalho de forma mais efetiva desde 2019, por intermédio do Instagram com o @Mytartes. Desde então, segue aperfeiçoando suas técnicas e utilizando da forma artística digital. A temática do seu trabalho é a mulher, com enfoque em mulheres negras e latinas, sendo elas atribuídas a grupos minoritários, apesar do grande contingente populacional.
Encontre: Instagram - Facebook - myt4rtes@gmail.com
Thay Petit
Sobre a artista: Nascida no Rio de Janeiro, Thay Petit reside há mais de 20 anos no Pará. Doutoranda em antropologia (UFRGS), estuda a cena do graffiti, especialmente a construída por mulheres. Aprendeu a grafitar em 2014 após uma oficina de graffiti idealizada para o público feminino ministrada pela Michelle Cunha. Desde então tem experimentado várias técnicas e suportes, sempre em busca de novos conhecimentos e vivências a partir da arte.
Ela Franco
Sobre a artista: Nasceu na década de 80 em Belém do Pará, apaixonada por poesia e literatura, procura conectar suas leituras com as ilustrações. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Paulista. Atualmente, cursa pós graduação em Metodologia do Ensino de Artes na Universidade de Curitiba Uninter e participa do Coletivo MAR (Mulheres Artistas do Pará).
Encontre: Instagram
Cibele Reis
Sobre o artista: Conhecida também como Arte da Pan (apelido de infância). É paraense, nascida em Castanhal, e tem formação em Tec. de Artes Visuais. Comecou no ramo das artes como aprendiz de modelagem em biscuit, e hoje atua na própria pequena empresa chamada Arte da Pan Ateliê. Faz modelagem e também ilustrações, e gosta de sempre dar um toque nas ilustrações com texturas, linhas e cores, para transparecer ilustrações fofas e inspiradas em livros infantis.
Encontre: Instagram - Telefone: (91) 98239-0259 / (91) 99822-2096
Brenda Cibelle
Sobre a artista: Brenda Cibelle de Lemos Garcia, 29 anos, é advogada e estudante de design. Integrante do coletivo Mulheres Artistas Paraense. Traz sempre em suas artes regionalidade e a cultura paraense, bem como a importância de representatividade feminina.
Encontre: Instagram - E-mail: brendailustra@gmail.com - WhatsApp: (91) 98403-9495
Gaby Borges
Sobre a artista: Artista plástica de Belém-PA, tem 27 anos e é graduada em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem pela Unama. Trabalha com ilustração, colagem e pintura sobre tela. Está começando a criar quadrinhos com suas próprias histórias e personagens. Quer se especializar na área da cultura pop, estudar, não só sobre super-heróis, mas também sobre outras questões. Já expos na Galeria da Unama, Casa da Linguagem e Centur.
Encontre: Instagram
Gabriela Alves
Sobre a artista: Gabriela Alves é ilustradora e quadrinista de Belém do Pará. Seu trabalho artístico é criado usando arte digital, aquarela e pinturas em tecidos. Ela ama desenhar animais de estimação, vida selvagem, seres mágicos e encantados, frequentemente usa referências e alusões da fauna e flora amazônica, além de referências da cultura pop e geek.
Encontre: WhatsApp: (91) 98558-1736 - Instagram - E-mail: itsmegabysgabrielaalves@gmail.com
Mandie Gil
Sobre a artista: Ilustradora, professora e produtora de conteúdo nas redes sociais, Mandie é formada em Engenharia Civil, discente de Licenciatura em Matemática, e mestranda em Ciências e Matemática. Aprendeu a desenhar ainda na infância, seus trabalhos envolvem ilustração, animação 2D, quadrinhos muralismo e bordado, mas sua paixão tornou-se aquarela em 2017, quando teve seu primeiro contato com a técnica, desde então passou a estudar mais desenho, cursou Desenho e Anatomia na Quanta Academia de Artes e participou de diversas mostras e exposições.
Encontre: E-mail: amanda_gcl@yahoo.com.br - Instagram
Ana Laura
Sobre a artista: Ana Laura Figueiró é pisciana, nascida em águas de março em Belém do Pará. Mulher, negra, feminista, é professora de Artes licenciada em Arte Visuais pela UFPA e Analista Cultural do CCBEU. Desenvolve trabalhos na área de pintura, desenho, escultura, fotografia e arte digital.
Encontre: Instagram
Mahlice
Sobre a artista: Marina Pantoja (Mahlice) é ilustradora e quadrinista, formada em Artes Visuais pela UFPA, seu traço é inspirado em quadrinhos japoneses (mangá). Em 2010, fez o projeto de ilustrações chamado @PostitProverbios que aborda a temática geek mesclando versos bíblicos do livro de provérbios. Participa do coletivo de quadrinhos paraense Açaí Pesado desde 2018; e em 2019, entrou no Coletivo M.AR.
Encontre: Instagram - Blog - Email: mahlice19@gmail.com
Emily Rodrigues
Sobre a artista: Emilly Rodrigues é ilustradora nortista de Belém do Pará. Estudante de Design Gráfico pela Universidade da Amazônia (UNAMA)., ela trabalha com ilustrações de personagens originais (OC) para mesas de RPG, fanart de animações e jogos.
Encontre: Instagram
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA