1ª Mostra Cultural Online Amazônia Mulher vai expor na internet trabalho de jovens artistas
O projeto se direciona a jovens mulheres cis e trans com idades entre 16 e 28 anos de Belém, Ananindeua e região que, usando aparelhos celulares, devem produzir uma obra em formato digital

Com o objetivo de encontrar as jovens artistas que estão espalhadas pela nossa terra, um grupo de mulheres lançou o projeto “1ª Mostra Cultural Online Amazônia Mulher 2021 de Arte e Literatura Feminina”, aprovado no edital Juventude Ativa da Lei Aldir Blanc Pará 2020. Segundo a criadora, Laiane Guedes, a Mostra é uma convocação para coletar trabalhos produzidos exclusivamente por mulheres em seus espaços domésticos dentro de temas relativos à ancestralidade feminina amazônida.
“O projeto é totalmente pensado para o público feminino. Sempre trabalhei com mulheres e no combate ao machismo, militando nesse sentido. Então, quando inscrevi o projeto, eu quis continuar na minha linha, que é levar empoderamento feminino e criar espaço de circulação das nossas criações que costumam ficar guardadas”, comenta Laiane, que é cientista social pela Universidade Federal do Pará, professora, percussionista e escritora.
O projeto se direciona a jovens mulheres cis e trans com idades entre 16 e 28 anos de Belém, Ananindeua e região que, usando aparelhos celulares, devem produzir uma obra em formato digital e concorrer ao prêmio em dinheiro no valor de R$300,00. Todas as dez selecionadas serão premiadas e devem submeter o trabalho que se encaixe nas categorias literatura, imagem ou áudio visual. Os textos literários deverão ser submetidos acompanhados de uma imagem, com limite de 2 mil caracteres, que é o formato aceito para um post no Instagram. Na categoria de imagem, o material deve ser produzido por mídias móveis, com qualidade visual que abranja a temática da mostra, podendo ser fotografia ou colagem. No audiovisual, o vídeo que concorre por um espaço na mostra deve ter no máximo dois minutos.
“A mostra é online, e tudo que será feito, será postado no Instagram e Facebook, para que depois, eu consiga reunir tudo isso e fazer um vídeo para circular na internet sobre a mostra. Pode ser qualquer coisa. Eu quero que ela diga para a gente o que é essa mulher amazônida, como ela se enxerga, como ela se percebe, como ela se sente. Se ela está no interior ou aqui em Belém”, disse Laiane, que conta que convidou Táfta Briana, filósofa e percussionista, e Victória Rapsódia, que é DJ, fotógrafa e arte educadora, para ajudar na curadoria do projeto.
A mostra está prevista para acontecer entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com a publicação do material selecionado nos perfis do evento e a transmissão de lives com a participação das artistas, que irão ocorrer no dia que o trabalho for publicado.
“Eu quero saber onde estão essas meninas. Eu estou trabalhando com juventude aqui, e onde eu estou, onde eu convivo, conheço muitas mulheres artistas, e sei que elas estão aí. Eu estou querendo apenas trazer mais, mais meninas jovens, que às vezes, ainda não acreditam no seu trabalho, por estar em uma periferia, por ainda não estar em uma universidade, por não ter um apoio, um incentivo”, encerra Laiane Guedes.
As inscrições para a mostra seguem até dia 12 de fevereiro. Para mais informações, siga os perfis no Facebook (I Mostra Cultural Online Amazônia Mulher) e Instagram (@imcoam2021).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA