Brazil Hub encerra participação na COP 27 com ampla discussão envolvendo vários setores

A partir de 2023, o Brasil volta a ter um espaço único na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

O Liberal
fonte

O Brazil Climate Action Hub, o espaço das organizações brasileiras nas COPs, que encerrou nesta sexta-feira (18) sua última edição depois de garantir, por três anos, um espaço democrático aos diversos atores engajados na agenda climática, segundo os organizadores. No ano que vem, o Brasil voltará a ter um espaço único na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), conforme anunciou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

O Instituto Clima e Sociedade (iCS), o Instituto Climainfo e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), coordenadores do Brazil Hub, consideraram acima das expectativas a participação e repercussão do espaço nesta COP 27, no Egito. Foram 52 eventos entre os dias 8 e 18 de novembro, com presença multisetorial e debate plural, reunindo sociedade civil, juventude, movimento negro, quilombolas, povos indígenas, parlamentares, governadores, representantes do governo de transição, setor privado, comunidade internacional.

VEJA MAIS

image Na COP 27, Puyr Tembé diz que indígenas serão vigilantes também no próximo governo
Indígena paraense representou a Amazônia em encontro com Lula, nesta quinta-feira (17)

image Presidente da França apoia realização da COP na Amazônia
Emmanuel Macron fez uma postagem dizendo que apoiava a ideia de Lula

image COP 27: BNDES e Petrobras lançam edital para projetos de recuperação de manguezais
Durante a Conferência do Clima, no Egito, foi lançada a iniciativa pelo programa “Floresta Viva”, que irá selecionar projetos e tem investimentos de R$ 44 milhões

Os painéis - assistidos presencialmente e transmitidos ao vivo - abordaram questões fundamentais para a agenda climática brasileira, segundo os organizadores do Hub, com boa presença de público. As entidades também apresentaram propostas de governo para o presidente eleito e à equipe de transição, representada por lideranças como as ex-ministras Marina Silva e Izabella Teixeira.

Esse foi um dos pontos altos do Brazil Hub este ano, na avaliação da assessora de Relações Internacionais do iCS e coordenadora do espaço nas três edições, Cintya Feitosa: “Propostas construídas ao longo desses anos amadureceram e foram entregues para a construção da agenda de clima do próximo governo. Muitas delas surgiram no Hub, que também se tornou o espaço onde as organizações queriam fazer o lançamento de suas iniciativas”.

“É um sinal de que quem construiu estratégias para superarmos o desmonte ambiental e climático dos últimos anos enxergou no Hub a possibilidade do reconhecimento dos brasileiros e da comunidade internacional”, completou Cintya Feitosa.

Hub divulgou ações dos últimos anos

No encontro organizado pelo Brazil Hub com Lula e sua comitiva, a sociedade civil teve a oportunidade de mostrar ao novo governo e à comunidade internacional, segundo os organizadores, os esforços que empreendeu para manter em alta a pauta climática diante da falta de interesse do governo federal. “E não foi só uma resistência, mas um espaço de debates, de pensar em caminhos e soluções concretas”, afirmou a coordenadora do Hub.

Na COP 27, o Brazil Hub também se tornou um local de debate com a comunidade internacional. Representantes de países do Sul Global, como Indonésia, Congo e África do Sul, participaram de painéis que discutiram florestas e transição energética justa nos países em desenvolvimento, as NDCs. O Brazil Hub ajudou a mostrar que o movimento climático mudou e passou a ter maior participação de ativistas diversos. “Fica claro que a pauta climática nunca foi só ambiental. É econômica, de redução de desigualdades, de inclusão social, de qualidade de vida e bem-estar, de trazer novos movimentos à tona e propostas inovadoras”, disse Cintya. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!