CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pará poderá ter cotas para negros, indígenas e quilombolas em concursos públicos

Estado seria o primeiro a adotar esse de tipo de iniciativa

O Liberal
fonte

Na manhã desta terça-feira (19), às vésperas do Dia da Consciência Negra, um projeto de lei pode fazer do Pará o primeiro estado a possuir cotas para negros, indígenas e quilombolas em concursos públicos. O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) na cerimônia que aconteceu no Teatro Gasômetro, na presença de lideranças negras e de povos tradicionais. A iniciativa prevê a reserva de 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos estaduais.

O projeto pioneiro ainda será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), mas representantes dessas populações celebram a medida. O quilombola e coordenador da Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu), Mauro Ferreira, lembra que o efeito de uma ação como essa atinge inúmeras pessoas. 

“Nós temos mais de 600 comunidades quilombolas em 80 municípios do Estado, o que totaliza uma população de mais de 130 mil pessoas, então, é muito importante construir a política pública para que ela possa chegar na ponta, na mais longe comunidade do nosso Estado", ressaltou.

Para o governador do estado, Helder Barbalho, essa é uma ação em conjunto, para o dia em que se celebra essas populações e em todos os outros também. "Esta é uma agenda a partir da integração de equipes para podermos gerar a adesão e efetividade das políticas públicas articuladas pela Seirdh, mas que devem ser implementadas por todas as secretarias que estão nas pontas, com a missão de universalizar as entregas e direitos, avanços decisivos e consolidação dessas agendas”, reforça.

VEJA MAIS

image Pela primeira vez, Fies vai ter cotas. Inscrições abrem nesta quinta-feira (22/8)
Interessados têm até a próxima terça (27) para se inscrever

image Comissão aprova projeto que amplia cota racial para 30% em concursos federais
Proposta pretende substituir a Lei de Cotas no Serviço Público, que perdeu a vigência este ano

image Avança na Câmara anistia para partidos que descumpriram cota racial
Projeto de lei beneficia legendas políticas que não repassaram recursos para as cotas mínimas de raça nas eleições, gerais ou municipais

O encontro ainda apresentou outras ações destinadas à melhoria da qualidade de vida desse grupo em diferentes frentes, como educação e habitação, por exemplo. O termo de compromisso entre a Seirdh e a Universidade Estadual do Pará (Uepa) prevê esforços para ampliar o acesso ao ensino superior. Ainda na educação, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também se comprometeu em assegurar a presença de professores quilombolas em turmas com alunos quilombolas.

Na habitação, a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) se comprometeu em destinar 300 cheques do programa Sua Casa para comunidades quilombolas, os quais serão distribuídos em 2025.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Concurso
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS CONCURSO E EMPREGO