CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dicas de Concursos

Karina Jaques

Professora de Direito Constitucional, Palestrante, Mentora e Advogada. Especialista em Concursos Públicos e Exame da OAB e autora da Editora Saraiva em diversas obras voltadas para o seu público.

Estudar para um concurso sem edital publicado é sair na frente da concorrência

Mentora dá dicas de como organizar os estudos para concursos ainda sem edital

Karina Jaques
fonte

Estudar para um concurso sem edital aberto é um desafio que aflige muitos candidatos. Afinal, como se preparar sem saber exatamente o que será cobrado? Mas, na verdade, os aprovados de alto desempenho começam antes da concorrência, garantindo uma base sólida para quando o edital sair.

O primeiro passo é analisar os editais anteriores do órgão ou da banca organizadora. Embora possam ocorrer mudanças, o núcleo das disciplinas se mantém relativamente estável. Assim, é possível estruturar um plano de estudos antecipado sem correr o risco de estudar conteúdos irrelevantes.

A estratégia mais eficiente é focar nas disciplinas básicas, como Direito Constitucional, Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Informática e Raciocínio Lógico, além das matérias específicas do cargo desejado. Outra prioridade é acompanhar jurisprudências e atualizações legislativas que possam impactar o conteúdo programático.

No dia a dia, o ideal é usar um ciclo de estudos, que permite rodízio equilibrado entre as matérias, garantindo constância e revisões frequentes. Além disso, a resolução de questões de provas anteriores ajuda a entender o perfil da banca e aprimorar a técnica de resolução. Mapas mentais e resumos também são aliados poderosos na fixação do conteúdo.

Outro diferencial para quem estuda antes do edital é a realização de simulados periódicos, que ajudam a medir a evolução e identificar pontos fracos. Quando o edital for publicado, basta fazer ajustes no planejamento e intensificar a prática.

Planeje e concilie o cronograma de estudo com a sua rotina, e alie a momentos de lazer e atividades físicas que contribuam para o seu bem-estar físico e mental.

Estudar antecipadamente não significa estudar "no escuro", mas sim com inteligência estratégica. Quem espera o edital para começar, já sai em desvantagem. Quem se antecipa, chega na prova mais preparado e competitivo.

Mentora para concursos, Márcia Pessoa, fala sobre o estudo para concursos sem edital

Para ajudar quem está estudando para concursos sem o edital, a coluna entrevistou a mentora Márcia Pessoa, que abordou aspectos como organização de estudos e controle emocional na jornada de quem se antecipa ao edital. 

Ela destacou o seguinte:

- Estudar previamente é a melhor forma de conquistar a vaga naquele próximo edital.
- É preciso encarar a preparação como ciclos de desenvolvimento até estar realmente preparado para a aprovação.

Para acessar a íntegra dessa e de outras entrevistas sobre concursos públicos, entre na área O Liberal Concursos, no Youtube, e nos siga nas redes sociais @oliberal e @professorakarinajaques

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Karina Jaques
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMOS POSTS