Dicas de Concursos

Karina Jaques

Professora de Direito Constitucional, Palestrante, Mentora e Advogada. Especialista em Concursos Públicos e Exame da OAB e autora da Editora Saraiva em diversas obras voltadas para o seu público.

Concursos Públicos já usam Inteligência Artificial e você precisa se adaptar

Karina Jaques
fonte

A inteligência artificial (IA) tem revolucionado diversas áreas do conhecimento, e os concursos públicos não ficaram de fora dessa tendência. Tanto na formulação das provas quanto no preparo dos candidatos, o uso da IA está cada vez mais presente. Mas como os editais estão cobrando essa temática? As bancas estão utilizando IA na elaboração das questões? E, principalmente, como os concurseiros podem aproveitar essa tecnologia para potencializar seus estudos?

A inteligência artificial (IA) já impacta os concursos públicos, tanto na formulação das provas quanto na preparação dos candidatos. Editais frequentemente cobram temas como uso e regulamentação da IA, impacto no serviço público e sua relação com a LGPD. Carreiras jurídicas abordam reflexões sobre imparcialidade algorítmica e segurança jurídica.

As bancas também utilizam IA na elaboração de provas, analisando padrões de respostas, gerando questões inéditas e auxiliando na correção de discursivas. Algumas instituições já exploram algoritmos para ajustes precisos no nível de dificuldade das provas.

Mas como os concurseiros podem aproveitar essa tecnologia para potencializar seus estudos?

Para os candidatos, a IA pode ser uma aliada estratégica. Já existem plataformas de questões que sugerem exercícios baseados nos pontos fracos do estudante, chatbots respondem dúvidas jurídicas sobre leis, e softwares criam resumos e mapas mentais automatizados. Além disso, há ferramentas que oferecem feedback em redações e simulados adaptativos para um estudo mais eficiente.

A Inteligência Humana proporcionou esta revolução tecnológica que estamos vivendo, e podemos aproveitar as inovações e utilidades para alcançar a aprovação nos concursos públicos.

Ignorar a IA nos estudos pode significar perder competitividade e capacidade de adaptação, já que as bancas já estão utilizando as ferramentas de IA. Ao adotar essas ferramentas, o concurseiro otimiza o aprendizado e melhora seu desempenho. Em um cenário de alta concorrência, a IA não é uma ameaça, mas um recurso valioso para a aprovação.

Edital do Banpará cobra Compliance e Governança Corporativa

O edital do Banpará vem movimentando os concurseiros da área bancária. E além de todas as vantagens, o prazo para preparação está bem confortável.

Para ajudar os concurseiros que acompanham a nossa coluna e estão se preparando para o concurso do Banpará, entrevistamos a professora Ana Furtado, que ministra a disciplina Compliance e Governança Corporativa, que é conteúdo do edital do Banpará.  

Ana destacou duas dicas importantes: 

  1. Estude com um bom material teórico e faça anotações para revisar.
  2. Treine questões, de preferência da banca CETAP. 

Para acessar a íntegra da entrevista, aponte a câmera do seu celular para o QR code que está na coluna O Liberal Concursos e nos siga nas redes sociais @oliberal e @professorakarinajaques. 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Karina Jaques
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMOS POSTS