CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutor em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

'Conto de Fadas' de Sokurov é a melhor estreia da semana

Marco Antonio Moreira

O Cine Líbero Luxardo começou a exibir nesta semana o aguardado filme "Conto de Fadas" (foto) do cineasta russo Alexander Sokurov, um dos maiores nomes do cinema contemporâneo. Sokurov é amplamente admirado pela crítica especializada por sua capacidade única de entender o cinema como uma arte de expressão e debate sobre o mundo, criando filmes que estimulam a reflexão dos espectadores.

Embora muitos de seus filmes tenham sido premiados em festivais internacionais, a obra de Sokurov ainda é pouco conhecida pelo grande público. Sua filmografia, iniciada no final dos anos 1970, inclui títulos marcantes como "A Arca Russa" (2002), "O Sol" (2005), "Mãe e Filho" (1997) e "Pai e Filho" (2003). Destaque para a tetralogia do poder, composta pelos filmes "Moloch" (1999), "Taurus" (2001), "O Sol" (2005) e "Fausto" (2011). Em 2017, Sokurov recebeu o prêmio pelo conjunto de sua obra da Academia de Cinema Europeu, reconhecendo sua excelência na direção, dramaturgia e cinematografia.

Seu novo filme, "Conto de Fadas", utiliza imagens de arquivo para retratar conversas no purgatório entre Adolf Hitler, Benito Mussolini, Joseph Stalin e Winston Churchill, provocando profundas reflexões sobre o passado, presente e futuro da sociedade. A Associação de Críticos de Cinema (ACCPA) promoveu uma Sessão Cult Debate sobre o filme no dia 6 de julho, com o objetivo de valorizar e discutir a obra desse grande cineasta.

“Conto de Fadas” é um dos melhores lançamentos do ano. Confira!

Academia Brasileira de Cinema

Com cerimônia marcada para 28 de agosto, o Prêmio Grande Otelo é uma das maiores honrarias do audiovisual nacional. Esta semana, a Academia Brasileira de Cinema divulgou a lista de finalistas da 23ª edição da premiação, que será transmitida ao vivo pelo YouTube. O evento era conhecido como “Grande Prêmio do Cinema Brasileiro”. A partir deste ano, a premiação passou a se chamar “Prêmio Grande Otelo” em homenagem ao icônico ator que é um dos maiores ícones do cinema nacional. Na categoria de melhor Longa-Metragem Ficção foram indicados os filmes “Mussum, o Filmis”, “Noites Alienígenas”, “Nosso Sonho”, “O Sequestro do Voo 375” e “Pedágio”. Na categoria de melhor Longa-Metragem Comédia (Voto Popular) foram indicados os filme “Desapega!”, “  Minha Irmã e Eu”, “Os Farofeiros 2”, “Pérola”, “Saudosa Maloca” e “Três Tigres Tristes”. Na categoria de melhor Longa-Metragem Documentário estão indicados “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, “Belchior - Apenas um Coração Selvagem”, “Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você”, “Nada Será Como Antes - A Música do Clube da Esquina” e “Retratos Fantasmas”.

Olympia na Rua

O projeto Olympia na Rua exibirão mais uma sessão de filmes no dia 07/7 com produções paraenses. Os filmes da programação de julho são: Clip musical: “Arraial do Pavulagem – Boi da Estrela”, “Contos Mirabolantes O Olho do Mapinguari” de Andrei Miralha, “Apoptosis” de Brenda N. L. Bastos, “Ribeirinhos do Asfalto” de Jorane Castro e o episódio 1 da série “Olhares do Norte Pará” sobre o fotógrafo Miguel Chikaoka. O encerramento da sessão será com o clip musical de Elis Regina cantando a canção clássica de Caetano Veloso, “Cinema Olympia”. A sessão acontecerá na frente do Cinema Olympia com entrada gratuita.

Mubi

Canal de streaming Mubi sempre oferecendo boas opções para os cinéfilos. Vale assistir “Noite e Neblina” de Alain Resnais, “Tokyo-Ga” de Win Wenders, “Os Sonhadores” de Bernardo Bertolucci, “Folhas de Outono” de Aki Kaurismaki (um dos melhores filmes exibidos nos cinemas em 2024) e o documentário “Feito na Inglaterra: Os filmes de Powell e Pressburger” de Martin Scorsese sobre Michael Powell e Emeric Pressburger, dois expressivos cineastas e roteiristas ingleses.

Dicas da Semana

“Conto de Fadas” de Alexander Sokurov e “Ainda temos o amanhã” de Paola Cortellesi (Cine LíberoLuxardo)

“A Ponte de Waterloo” de Melvyn Le Roy. Com Vivian Leigh, Robert Taylor. Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, um oficial britânico revisita a Waterloo Bridge e relembra o jovem que era no início da Primeira Guerra Mundial e a jovem bailarina que conheceu pouco antes de partir para o front (Cineclube SINDMEPA. Dia 09/7 às 19h. Entrada gratuita).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cine News
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS