CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

Pedro Rocha em nova versão

Carlos Ferreira
fonte

Nas variações táticas promovidas no Remo por Daniel Paulista, surge uma nova e exitosa versão de Pedro Rocha. O atacante, que sempre foi ponta, passa a "flutuar" e virar centroavante conforme as jogadas, como nos dois gols que fez contra o América Mineiro. É justo lembrar que o atleta já realizava essa "flutuação" com Rodrigo Santana, mas, sob o novo comando, está mais eficaz nas funções, favorecido pela nova dinâmica do time.

Felipe Vizeu sai da área para participar da construção, e Pedro Rocha surge para finalizar. Por serem jogadores inteligentes e bem entrosados, os dois começam decisivos nesta Série B.

Luizinho começa a pagar pela conjuntura

Transições lentas, baixa intensidade, dificuldade de compactação, sequência de maus resultados... O Papão está sob o efeito de uma conjuntura que começou pela falta de uma pré-temporada e por algumas contratações de nível duvidoso.

Depois de Márcio Fernandes, agora é Luizinho Lopes quem começa a pagar o preço da conjuntura desfavorável à performance física, com efeito sobre os rendimentos técnico e tático. O técnico já começa a sofrer pressão. Além de não ter havido uma preparação básica adequada, o time bicolor sofre com a sobrecarga de jogos em diferentes competições. Os reflexos estão no rendimento, na necessidade de poupar os mais desgastados e nas primeiras lesões. E isso a torcida não faz questão alguma de compreender.

Se não vencer a Chapecoense, amanhã, o time bicolor já começa a experimentar um clima infernal. Aí, o impacto será no emocional dos atletas.

BAIXINHAS

  • A coluna mostra agora o que alertou em dezembro: a Supercopa Grão-Pará será sempre muito prejudicial a Remo ou Paysandu enquanto estiverem na Série B. É um título sem expressão, pelo qual são descartadas etapas fundamentais da pré-temporada. O Paysandu fez isso e está sofrendo as consequências.
  • Se é para disputar esse título inexpressivo, é mais inteligente recorrer a um time alternativo e manter o grupo principal na pré-temporada, que, ainda assim, será muito curta. Ao contrário da tal Supercopa, a Copa Grão-Pará, paralela à reta final do Parazão, foi uma bela sacada da FPF.
  • A Copa Grão-Pará, cujo campeão é premiado com a terceira vaga paraense na Copa do Brasil (este ano deu Águia!), estica o calendário para times eliminados nas quartas e nas semifinais do Parazão. Mais trabalho e renda para profissionais, geralmente de clubes coadjuvantes.
  • Brilhante no início da temporada, o lateral Bryan Borges ainda não conseguiu repetir nenhuma das boas atuações depois da lesão. Ao contrário, Edílson sobe de cotação a cada jogo e deve retomar a titularidade no Papão.
  • Bruno Leonardo, Jorge Rimenez, Giovanni Augusto (todos ex-Paysandu), Marcinho (ex-Remo) e Mário Sérgio (ex-Leão e Papão). Quinteto da Chapecoense com passagens pelo futebol do Pará.
  • Rossi dentro ou fora do jogo de amanhã? Essa é a grande questão para os bicolores, pela importância do atacante, que não foi a Goiânia por causa de lesão. O ataque bicolor, porém, deverá ter a estreia de Eliel, 22 anos, que veio emprestado pelo Cuiabá. Joga pelos lados ou pelo centro do ataque.
  • Gustavo Bochecha, com seis jogos pelo Remo em 2023, já fez 42 jogos pelo Botafogo/SP, mas, neste ano, só jogou 16 minutos. O atacante Robinho, o goleiro Vitor Souza (ambos reservas) e o volante titular Gabriel Bispo são ex-bicolores no time de Ribeirão Preto.
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carlos Ferreira
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA