Cartaz do Círio 2022: o que é, curiosidades e como iniciou a confecção
Cartaz do Círio já foi produzido de forma horizontal e na década de 90 passou a ser confeccionado voluntariamente
O cartaz do Círio de Nazaré é considerado uma das peças mais importantes para o devoto de Nossa Senhora de Nazaré e faz parte da rotina do povo paraense. Ele está nas portas dos lares de milhares paraenses, nas repartições públicas e em vários outdoors espalhados por Belém e interior do Estado do Pará.
O primeiro cartaz foi confeccionado em Portugal, no ano de 1826, porém ganhou força na década de 70 e se tornou um símbolo da procissão. Anteriormente o cartaz do Círio tinha uma função informativa, divulgando quem eram os juízes da festa e em seguida mostrando os milagres de Nossa Senhora em Portugal e também na Amazônia.
VEJA MAIS
Em 1979 ele passou a ser impresso anualmente, citando a temática da festividade e trazendo informações básicas. Já em 1991 ele passa a ser produzido voluntariamente, pela agência de publicidade Mendes Comunicação. O cartaz mede 66 cm de altura e 47 de largura. No ano de 2001 foi feito um cartaz na horizontal, único na festividade, que conta a cada ano, com um fotógrafo diferente para registrar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré presente nas casas de milhares de paraenses.
O que significa Círio de Nazaré?
O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa católica, realizada todo o segundo domingo de outubro, em Belém do Pará. A festividade ocorre há mais de 200 anos e leva milhões de devotos às ruas da capital paraense. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do povo paraense é levada em uma berlinda e percorre 3,7 quilômetros da Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha até a Basílica Santuário de Nazaré, com um tempo estimado de cinco horas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA