Círio 2022: romeiros cortam a corda e disputam pedaços na avenida Nazaré
A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) admitiu que todas as estações foram cortadas
A corda do Círio de Nazaré, símbolo da procissão, foi cortada por fiéis quando a Berlinda passava pela avenida Nazaré, próximo da travessa Doutor Moraes, na manhã deste domingo (9). Imagens mostram populares disputando os pedaços.
Inicialmente, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) negou o corte. Entretanto, às 10h30 admitiu que todas as estações foram cortadas, restando apenas o núcleo da Berlinda.
Voluntários da Cruz Vermelha contaram que muitos romeiros levaram facas para cortar a corda, o que causou muito tumulto, pelo risco de alguém se ferir.
Todos os anos, a DFN realiza campanhas de conscientização para que a corda não seja cortada antes dos momentos finais da festa. Agentes das forças de segurança, inclusive, realizam ações preventivas para evitar a presença de instrumentos cortantes e pontiagudos durante a procissão.
Tradicionalmente, o símbolo de fé é cortado pela própria organização. Porém, apesar das recomendações, os romeiros costumam tentar cortar por conta própria para guardar de recordação.
VEJA MAIS
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA