CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Veja o último estado do Brasil em que o uso de máscara deixou de ser obrigatório nesta sexta

Em 12 estados, o uso é facultativo apenas em locais abertos e em outros 15, a proteção é opcional em ambientes fechados

Luciana Carvalho
fonte

Nesta sexta-feira (08), a Paraíba se tornou o último estado brasileiro a facultar o uso de máscaras em locais fechados, liberando apenas para os municípios onde mais de 70% da população já está imunizada com as duas doses da vacina contra a covid-19. As informações são da CNN Brasil.

Em um primeiro momento, a maioria dos estados passou a facultar o uso do equipamento de proteção em locais abertos no mês de março, começando pelo Rio de Janeiro e São Paulo, ainda na primeira semana, e terminando com o Pará, no último dia 28 do mês. Já em abril, Bahia, Amapá e Paraíba foram os últimos estados a flexibilizar a medida de proteção em locais abertos.

No momento, 12 estados autorizam a liberação apenas em locais abertos: Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Rio Grande do Sul, Ceará, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Bahia, Amapá, Minas Gerais e Pará.

VEJA MAIS

image Prefeitura de Belém deve desobrigar uso de máscaras em locais públicos, recomenda Defensoria Pública
Atualmente, Belém é a única capital brasileira a exigir a utilização obrigatória de máscaras em ambientes abertos

image Anapu anuncia fim da obrigatoriedade no uso de máscaras em ambientes fechados
Decreto municipal foi publicado nesta quarta-feira (6)

image Santarém desobriga uso de máscara em ambientes fechados
A medida foi divulgada nesta terça-feira (5)

A flexibilização inclui lugares abertos e fechados em outros 14 estados: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Rondônia, Alagoas, Maranhão, São Paulo, Amazonas, Sergipe, Paraná, Roraima, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Paraíba, e no Distrito Federal.

O tempo médio de liberação entre o decreto que facultava o uso em locais abertos e depois em locais fechados foi de 15 a 30 dias. Alguns municípios e capitais desobrigaram o uso ainda antes do decreto estadual.

Atualmente, todas as capitais, com exceção de Belém, facultaram a medida em locais abertos ou em locais fechados, sendo que 20 capitais dispensam em qualquer ambiente e seis apenas em locais abertos.

Exceções

Apesar da não obrigatoriedade em ambientes fechados, há estados que ainda solicitam o uso em locais específicos, como transporte público e ambiente hospitalar, além de recomendar a continuidade da medida de proteção para pessoas imunossuprimidas, além daqueles que apresentarem sintomas respiratórios.

(Luciana Carvalho, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política.)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL