Varíola dos macacos: Saúde vai ativar Centro de Operação de Emergência para conter surto no País
Ministério anuncia criação de grupo que montará Plano de Contingência para surto da doença, além de buscar vacinas
Nesta quinta-feira(28), o Ministério da Saúde anunciou que vai ativar amanhã um Centro de Operação de Emergências (COE) responsável por criar um Plano de Contingência para o surto de varíola dos macacos no país. As informações são do portal Metrópoles.
VEJA MAIS
“A pasta tem buscado as alternativas céleres para aquisição da vacina e articulado com a OPAS/OMS as tratativas para aquisição do imunizante”, informou em nota o ministério.
Além do Ministério da Saúde, que vai coordenar o COE, representantes dos estados e municípios também farão parte do grupo por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Também participam a Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) e o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fiocruz.
A Anvisa anunciou, nesta semana, duas medidas para otimizar a resposta ao enfrentamento do surto. A autarquia criará um Comitê Técnico de Emergência entre as diferentes diretorias das agências para “permitir a rápida aprovação e condução de testes bem projetados”. A análise de kits para diagnósticos da doença, também conhecida como monkeypox, será priorizada.
Situação atual
Atualmente, a pasta contabiliza 978 casos confirmados, a maior parte no estado de São Paulo (744), Rio de Janeiro (117), Minas Gerais (44), Paraná (19), Distrito Federal (15) e Goiás (13).
Outros 10 estados registram menor número de casos: Bahia (5), Ceará (4), Santa Catarina (4), Rio Grande do Sul (3), Pernambuco (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Tocantins (1), Mato Grosso (1) e Acre (1).
(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA