Varíola dos Macacos: Brasil possui dois casos suspeitos da doença

Os pacientes são do Ceará e Santa Catarina. Há ainda um terceiro caso em monitoramento em Porto Alegre, que pode ser suspeito.

Maiza Santos

O Brasil está com dois casos suspeitos de Varíola dos Macacos. Nesta segunda-feira (30) o Ministério da Saúde (MS) anunciou que duas pessoas, uma do estado do Ceará e outra de Santa Catarina, apresentaram sintomas da infecção viral. Um terceiro possível caso está sob monitoramento no Rio Grande do Sul

VEJA MAIS

image Argentina confirma o primeiro caso da varíola dos macacos
O Ministério da Saúde do país fez o anúncio nesta sexta-feira (27)

image Varíola dos Macacos: países seguem na busca por vacina; Brasil está atrasado
Até o momento, não há um imunizante específico para o combate da varíola do macaco no Brasil

Segundo comunicado ao MS, os pacientes com suspeitas do vírus estão isolados e seguem em recuperação. Eles continuam sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. Exames laboratoriais serão realizados para investigar e confirmar se os casos são de Varíola dos Macacos.

image Varíola dos Macacos: 'doença pode chegar no Brasil em breve', diz epidemiologista
O vírus já soma 100 casos em 16 países fora da África, seu continente de origem

image OMS confirma 92 casos de varíola de macaco em 12 países não endêmicos para a doença
Informações disponíveis sugerem que a transmissão está ocorrendo entre pessoas que tiveram contato físico próximo com casos sintomáticos

Possível terceiro caso suspeito no Rio Grande do Sul

Um homem, que não teve a identidade divulgada e mora no Rio Grande do Sul, segue em monitoramento como um terceiro possível caso suspeito de Varíola dos Macacos do Brasil. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) informou que o paciente apresenta sintomas da doença e chegou da Europa, que está em surto do vírus, neste mês de maio.  

O homem estava em Portugal e retornou a Porto Alegre no dia último dia 10. Segundo o CIEVS Nacional, três dias após desembarcar no Brasil, ele começou a sentir dores de cabeça, febre, e observou o aumento dos gânglios linfáticos. Já no dia 20 de maio, o homem apresentou calafrios, fraqueza física e aparecimento de lesões na pele do rosto, tronco e dos membros. Todos sintoma característico de varíola dos macacos.

Nesta segunda-feira (30), o paciente fará exames para confirmar ou não a infecção viral. O caso segue sendo investigado.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão da editora Web de OLiberal.com, Adna Figueira)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL