Varíola dos Macacos: Brasil possui dois casos suspeitos da doença
Os pacientes são do Ceará e Santa Catarina. Há ainda um terceiro caso em monitoramento em Porto Alegre, que pode ser suspeito.
O Brasil está com dois casos suspeitos de Varíola dos Macacos. Nesta segunda-feira (30) o Ministério da Saúde (MS) anunciou que duas pessoas, uma do estado do Ceará e outra de Santa Catarina, apresentaram sintomas da infecção viral. Um terceiro possível caso está sob monitoramento no Rio Grande do Sul.
VEJA MAIS
Segundo comunicado ao MS, os pacientes com suspeitas do vírus estão isolados e seguem em recuperação. Eles continuam sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. Exames laboratoriais serão realizados para investigar e confirmar se os casos são de Varíola dos Macacos.
Possível terceiro caso suspeito no Rio Grande do Sul
Um homem, que não teve a identidade divulgada e mora no Rio Grande do Sul, segue em monitoramento como um terceiro possível caso suspeito de Varíola dos Macacos do Brasil. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) informou que o paciente apresenta sintomas da doença e chegou da Europa, que está em surto do vírus, neste mês de maio.
O homem estava em Portugal e retornou a Porto Alegre no dia último dia 10. Segundo o CIEVS Nacional, três dias após desembarcar no Brasil, ele começou a sentir dores de cabeça, febre, e observou o aumento dos gânglios linfáticos. Já no dia 20 de maio, o homem apresentou calafrios, fraqueza física e aparecimento de lesões na pele do rosto, tronco e dos membros. Todos sintoma característico de varíola dos macacos.
Nesta segunda-feira (30), o paciente fará exames para confirmar ou não a infecção viral. O caso segue sendo investigado.
(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão da editora Web de OLiberal.com, Adna Figueira)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA