Setembro Amarelo: trabalhador com doenças mentais tem direitos iguais a quem tem problemas físicos

Trabalhador diagnosticado com doença mental pode ter direito ao auxílio-doença e aposentadoria por invalidez

Hannah Franco
fonte

A campanha do Setembro Amarelo, dedicada à conscientização sobre a saúde mental, é um momento importante para refletir sobre doenças, como a Síndrome de Burnout, depressão e ansiedade, podem afetar não apenas a vida pessoal, mas também o ambiente de trabalho. É direito do trabalhador que a empresa promova um local equilibrado e respeitador que valorize a saúde mental de seus funcionários.

De acordo com dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT), em 2020, houve mais de 576 mil afastamentos do trabalho devido a problemas de saúde mental, representando um aumento de 26% em relação ao ano anterior. Pedidos de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez devido a transtornos mentais e comportamentais também atingiu números recordes no mesmo período. Em relação ao auxílio-doença, os afastamentos relacionados à depressão e ansiedade registraram 285,2 mil concessões, um aumento de 33,7% em relação ao ano anterior.

A Síndrome de Burnout, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença ocupacional, é uma preocupação crescente. Estudos indicam que cerca de 30% dos 100 milhões de trabalhadores no Brasil podem ser afetados por essa condição, de acordo com uma pesquisa da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).

VEJA MAIS

image Setembro Amarelo: conheça os sinais de alerta para prevenção do suicídio
No mês da campanha nacional de conscientização e prevenção, o psicólogo Leivanio Rodrigues orienta que qualquer mudança de comportamento merece atenção especial

image Setembro amarelo: quando procurar ajuda especializada?
Fatores de risco são sinais de alerta para prevenir o suicídio

Direitos trabalhistas e a saúde mental

Trabalhadores que enfrentam problemas de saúde mental têm os mesmos direitos que aqueles que sofrem com problemas de saúde física. De acordo com o artigo 59 da Lei 8.213 de 1991, a condição que incapacita o trabalhador de exercer suas funções deve ser avaliada por um profissional de saúde. Se for constatada uma relação entre a saúde mental do funcionário e o ambiente de trabalho, ele tem direito a benefícios como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Para isso, é necessário ter um diagnóstico, como explica o advogado especialista em direito do trabalhador, Kristofferson Andrade. "É preciso procurar um profissional da saúde que irá avaliar se o quadro de saúde mental do trabalhador está relacionada ao ambiente de trabalho e se isso está incapacitando-o de exerceu sua função", diz.

image Grupo Liberal promove palestra em alusão à campanha Setembro Amarelo
A programação foi conduzida pela psicóloga Úrsula Siqueira, que abordou hábitos saudáveis para a saúde mental

image Setembro Amarelo: ações simples podem mudar o destino de centenas de vidas
Confira como buscar apoio emocional e também a importância de ter atitudes solidárias

O trabalhador deverá apresentar o laudo à empresa, que irá comunicar o INSS por meio do CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho). "O trabalhador será encaminhado para uma perícia médica com todos os documentos e laudo médico para a solicitação do benefício. Após passar por perícia e constatada a doença, o colaborador poderá ter direito ao auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez", detalha o advogado.

Vale ressaltar que a demissão de um trabalhador devido a problemas de saúde mental no ambiente de trabalho é uma conduta discriminatória e passível de indenização e reintegração ao posto de trabalho. Além disso, é crucial que todos estejam atentos aos sinais de estresse, ansiedade e depressão, e que se busque ajuda profissional quando necessário.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL