Represa de Caxias do Sul emite alerta para ruptura; prefeitura realiza evacuação na área
Segundo concessionária que administra a Represa Dal Bó, em Caxias do Sul, faltam de 10 a 15 centímetros para a barragem transbordar
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Caxias do Sul (RS) emitiu alerta na madrugada desta quinta-feira (02/5) para uma possível ruptura da Represa Dal Bó. Outras regiões do estado já sofrem com alagamentos devido aos temporais. A concessionária comunicou a população por meio das redes sociais para a evacuação da área diante do nível de água.
Os bairros com maior perigo de registrarem alagamentos são Fátima e uma região de Santa Catarina. Ainda de acordo com a concessionária, faltam cerca de 10 a 15 centímetros para o transbordamento da barragem. Uma comporta anexa já foi aberta para auxiliar na redução do nível da água. Na noite da última quarta-feira (01/5), a estrutura estava aberta em 75%, mas precisou ser expandida para 100% na manhã de hoje (02/5).
VEJA MAIS
"O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, FAS, Secretaria de Habitação, Guarda Municipal e outros órgãos de segurança estão na região alertando as famílias e auxiliando na evacuação", informaram.
Engenheiros também estão presentes no município e avaliam, a todo momento, a possibilidade de rompimento da barragem por conta das fortes chuvas que afligem o Rio Grande do Sul.
"Tem um conglomerado de pessoas muito grande na região. Com esse índice pluviométrico dos últimos dias, a situação vem se agravando a cada dia que passa. Não está se dando conta de manter a barragem. Essa madrugada, abrimos a comporta para que se mantenha um nível mais baixo da represa. É uma preocupação eminente. Algumas casas já estão alagadas, na parte mais baixa", disse o Diretor-Presidente do Samae, Gilberto Meletti.
(Beatriz Moura, estagiária sob supervisão do editor web de OLiberal.com, Felipe Saraiva)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA