Represa de Caxias do Sul emite alerta para ruptura; prefeitura realiza evacuação na área

Segundo concessionária que administra a Represa Dal Bó, em Caxias do Sul, faltam de 10 a 15 centímetros para a barragem transbordar

Beatriz Moura
fonte

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Caxias do Sul (RS) emitiu alerta na madrugada desta quinta-feira (02/5) para uma possível ruptura da Represa Dal Bó. Outras regiões do estado já sofrem com alagamentos devido aos temporais. A concessionária comunicou a população por meio das redes sociais para a evacuação da área diante do nível de água.

Os bairros com maior perigo de registrarem alagamentos são Fátima e uma região de Santa Catarina. Ainda de acordo com a concessionária, faltam cerca de 10 a 15 centímetros para o transbordamento da barragem. Uma comporta anexa já foi aberta para auxiliar na redução do nível da água. Na noite da última quarta-feira (01/5), a estrutura estava aberta em 75%, mas precisou ser expandida para 100% na manhã de hoje (02/5). 

VEJA MAIS 

image Lula visita RS em meio a temporais no estado; 11 pessoas morreram e 21 estão desaparecidas
Presidente foi acompanhado por uma comitiva de ministros e diz que o objetivo da visita é " ajudar de forma efetiva a diminuir o sofrimento do povo"

image RS decreta estado de calamidade por causa das chuvas intensas; sobe para 11 o número de mortos
Há pelo menos 21 desaparecidos e mais de 4 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas no estado

image R70: 'É um momento de enfrentamento como de uma guerra', afirma Eduardo Leite sobre temporais
Governador do Rio Grande do Sul falou sobre os temporais que já deixaram 10 mortos, 21 desaparecidos e 11 feridos no Estado

"O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, FAS, Secretaria de Habitação, Guarda Municipal e outros órgãos de segurança estão na região alertando as famílias e auxiliando na evacuação", informaram.

Engenheiros também estão presentes no município e avaliam, a todo momento, a possibilidade de rompimento da barragem por conta das fortes chuvas que afligem o Rio Grande do Sul.

"Tem um conglomerado de pessoas muito grande na região. Com esse índice pluviométrico dos últimos dias, a situação vem se agravando a cada dia que passa. Não está se dando conta de manter a barragem. Essa madrugada, abrimos a comporta para que se mantenha um nível mais baixo da represa. É uma preocupação eminente. Algumas casas já estão alagadas, na parte mais baixa", disse o Diretor-Presidente do Samae, Gilberto Meletti.

(Beatriz Moura, estagiária sob supervisão do editor web de OLiberal.com, Felipe Saraiva)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL