Lula visita RS em meio a temporais no estado; 11 pessoas morreram e 21 estão desaparecidas
Presidente foi acompanhado por uma comitiva de ministros e diz que o objetivo da visita é " ajudar de forma efetiva a diminuir o sofrimento do povo"
O presidente Lula (PT) desembarcou, nesta quinta-feira (2), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para acompanhar a situação dos municípios gaúchos atingidos. As fortes chuvas já causaram onze mortes, e 21 pessoas estão desaparecidas. Conforme a Defesa Civil, 104 municípios foram afetados, 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram levadas para abrigos.
Nesta quarta-feira (1º), foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado o decretou de estado de calamidade pública pelos "eventos climáticos de chuvas intensas". O documento afirma que o Estado foi atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III - caracterizados por danos e prejuízos elevados.
VEJA MAIS:
Em um telefonema com o governador Eduardo Leite, divulgado nas redes sociais de Lula na quarta-feira (01), o presidente confirmou a visita ao Rio Grande do Sul e disse que esta seria um momento "para ajudar de forma efetiva a diminuir o sofrimento do povo". “Nós vamos colocar quantos homens forem necessários para ajudar. Não há limite de pessoas para a gente mandar”, afirmou o presidente.
Lula foi acompanhado da comitiva do governo federal com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação), além do comandante do Exército, general Tomás Paiva, e do chefe do gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares.
Na Base Aérea de Santa Maria, após o desmbarque, o ministro da comunicação, Paulo Pimenta, reforçou que o objetivo maior da viagem é salvar vidas. “É pra isso que a gente tá aqui”, afirmou.
A Defesa Civil Nacional e o Ministério da Defesa prestam apoio ao estado no socorro emergencial aos atingidos pelas enchentes. Além disso, as Forças Armadas tem auxiliado as ações de busca e resgate de vítimas e a desobstrução de estradas, além de distribuição de alimentos, colchões, água e a montagem de postos de triagem e abrigos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA