CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pesquisador brasileiro é investigado por fraudar 34 artigos científicos; entenda o caso

Biólogo teria usado nomes de outros cientistas, sem o conhecimento deles, para revisar os próprios estudos

Juliana Maia
fonte

O pesquisador brasileiro Guilherme Malafaia Pinto é investigado por suspeita de fraudar 34 artigos científicos. Segundo as investigações, o biólogo teria usado os nomes de cientistas, sem o conhecimento deles, para revisar e aprovar seus próprios artigos publicados em revistas científicas.

VEJA MAIS

image Chocolate amargo pode diminuir risco de diabetes tipo 2, aponta estudo
Consumo regular de chocolate amargo pode reduzir em até 21% as chances de desenvolver diabetes tipo 2, enquanto o chocolate ao leite não apresenta o mesmo benefício

image Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática
Esta é a primeira vez que Brasil participa do estudo

image Trabalho doméstico e filhos afastam jovens negras do estudo e do emprego, aponta IBGE
Pesquisa revela que mulheres pretas e pardas de 15 a 29 anos representam quase metade dos jovens que não estudam nem trabalham no Brasil

Após a denúncia de fraude, todos os trabalhos foram cancelados. Outros 13 estão sob análise, segundo a plataforma Retraction Watch.

Pelo menos três nomes de pesquisadores indicados por Malafaia confirmaram não ter conhecimento dos endereços de e-mails apresentados pelo pesquisador brasileiro. Na lista, estão os cientistas Michael Bertram, Olga Kovalchuk e Graham Scott.

Veja a nota da revista:

“Uma revisão foi enviada sob o nome de um cientista conhecido sem seu conhecimento. O nome e os detalhes de contato fictícios do revisor foram enviados pelo Autor Correspondente Guilherme Malafaia durante o processo de submissão do manuscrito.

Embora o artigo tenha sido revisado por revisores adicionais escolhidos pelo editor, essa violação comprometeu o processo editorial. Os editores-chefes perderam a confiança na validade/integridade do artigo e suas descobertas e determinaram que ele deveria ser retratado."

O que diz o biólogo

Malafaia negou todas as acusações em uma carta aberta de 28 páginas. O goiano afirma ter sido vítima de um hacker que invadiu sua conta.

“Olhando o histórico de e-mail, percebi que recebi desde 2018 mais de 50 alertas da Microsoft de solicitações de código de uso único, indicando tentativas de acessar minha conta sem autorização. Após consultar a empresa formalmente, fui informado de que hackers estavam por trás dessas tentativas. Além disso, o Google reporta que minhas credenciais, incluindo e-mails e senhas, foram achados em mais de 23 sites da dark web”, escreveu.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL