Paraquedista colombiano é "engolido" por balão durante salto em Boituva

Jhovanny Duran fraturou o fêmur e a tíbia, mas já recebeu alta médica e segue em recuperação

O Liberal

O paraquedista colombiano Jhovanny Duran sofreu um acidente enquanto realizava um salto de balão em Boituva, interior de São Paulo. Durante o incidente, ele estava caminhando sobre o balão quando o tecido se rasgou e ele caiu dentro da estrutura. O caso ocorreu em 1º de junho, mas as imagens se tornaram públicas na última quinta-feira (20). Com a queda, o homem fraturou o fêmur e a tíbia, porém, ele já recebeu alta médica e está em fase de recuperação.

A prefeitura de Boituva emitiu uma nota informando que tomará as medidas cabíveis dentro de sua competência. Segundo a nota, "é importante esclarecer que a regulamentação e segurança de atividades aéreas são de responsabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Portanto, não temos jurisdição para legislar sobre este aspecto. No entanto, a Prefeitura está ativamente desenvolvendo um projeto de segurança para atividades envolvendo balões e paraquedismo. Para isso, estamos colaborando com pilotos e especialistas da Confederação Brasileira de Paraquedismo e da Confederação Brasileira de Balonismo para elaborar o plano".

VEJA MAIS

image Homem salta de paraquedas e fica preso em topo de árvore no Amazonas
O acidente aconteceu em Manaus, capital do estado, no último sábado (25)

image Paraquedista de 104 anos morre dias depois de bater recorde
Dorothy Hoffner conquistou um recorde global ao ser a pessoa mais velha do mundo a pular de um paraquedas

image VÍDEO: Idoso, de 106 anos, pula de paraquedas e entra para Guinness Book
O salto teve mais de 2500 metros de altura, auxiliado por profissionais da área

Adicionalmente, como medida de segurança, foi determinada a suspensão temporária dos saltos de paraquedas a partir de balões até que a prática seja considerada segura.

image Jhovanny afirmou que o dono do balão deu apenas dicas de como realizar o salto de cima do balão. (Foto: Reprodução / Redes sociais)

 

"Dono disse que dava para fazer", relatou paraquedista

Jhovanny Duran, de 31 anos, revelou que o dono do balão em que ele e seus colegas saltaram afirmou que, embora a manobra fosse perigosa, "dava para fazer". Nenhum dos atletas tinha experiência prévia nesse tipo de salto. Em entrevista ao programa Fantástico neste domingo (23/6), Jhovanny detalhou os momentos que antecederam o acidente.

"Um dos nossos [atletas] tinha organizado com a empresa de balonismo para fazermos o salto, com três de nós pulando de cima, do teto do balão. Quando a gente faz isso, o balão está murcho no chão, e nós vamos subindo com ele à medida que ele infla", explicou Jhovanny.

Ele acrescentou que o único conhecimento que o grupo tinha sobre a manobra vinha de vídeos que haviam visto na internet. "Fora isso, não havia ninguém com experiência nesse tipo de salto".

Segundo o colombiano, o dono do balão deu instruções aos paraquedistas sobre como realizar o salto a partir da estrutura superior. "Ele mencionou que era uma manobra de risco, mas que dava para fazer. E orientou o grupo a pisar nas tiras mais robustas da lona. Quando eu dei três passos e me joguei para escorregar, senti que estava afundando. Vi o fogo subindo", relembrou Jhovanny.

Após cair dentro da estrutura do balão, Jhovanny foi ejetado violentamente. "Minha perna batia no meu peito e no meu rosto". Pouco depois, ele conseguiu se estabilizar, abrir o paraquedas e pousar em uma fazenda próxima. Machucado, ele foi socorrido por um morador local. "Já faz 22 dias que estou deitado na cama", relatou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL