Multas ambientais aumentam 169% em relação à média dos últimos quatro anos, diz governo

Apreensões de bens e produtos relacionados às infrações ambientais também tiveram uma alta

O Liberal
fonte

De acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente, o número de autos relacionados a desmatamento e outras infrações contra a flora na Amazônia cresceu 169% entre janeiro e meados de março deste ano em comparação com a média registrada no mesmo período nos quatro anos anteriores. As apreensões de bens e produtos relacionados às infrações ambientais também tiveram uma alta significativa de 157%, enquanto o número de embargos aumentou em 85%.

Essas medidas, segundo o governo federal, têm como objetivo descapitalizar os infratores e impedir que obtenham financiamento, além de restringir o comércio de produtos ilegais. Mesmo com a priorização de operações na região amazônica, as autuações ambientais aumentaram 42% em todo o país, na comparação dos primeiros 73 dias de governo deste ano (1º de janeiro a 14 de março) com a média registrada no mesmo período entre 2019 e 2022.

VEJA MAIS

image Governo Federal pretende reverter prescrição de multas ambientais; cobrança deve chegar a R$ 29 bi
Advocacia-Geral da União sustenta que cobranças das multas deve prosseguir

image Comunidades quilombolas de Moju recebem Cadastros Ambientais Rurais coletivos
As entregas foram feitas pelo Governo do Pará, por meio do programa Regulariza Pará, gerido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

image Operação ‘Curupira’ completa um mês de combate a crimes ambientais
A operação foi desencadeada em 15 de fevereiro, a partir do Decreto Estadual n° 2.887/2023, que estabelece estado de emergência ambiental em 15 municípios paraenses

Além disso, as operações para retirar invasores de terras indígenas serão mantidas, como a que está sendo executada desde o dia 6 de fevereiro na TI Yanomami. Até o momento, essa operação resultou na destruição de oito aeronaves e mais de 220 acampamentos de garimpeiros, além da apreensão de cerca de 22 toneladas de cassiterita (avaliadas em R$ 2,2 milhões) e de 12 mil litros de combustível, entre centenas de outros equipamentos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL