Moraes determina que governo Lula apresente plano para sem-teto em 120 dias

A decisão do ministro foi motivada por ação protocolada no Supremo pelos partidos Psol e Rede Sustentabilidade e pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto)

Mariana Azevedo
fonte

O ministro do  Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, deu o prazo de 120 dias para o governo Lula apresentar um plano nacional para a população em situação de rua.
A decisão do ministro foi motivada por ação protocolada no Supremo pelos partidos Psol e Rede Sustentabilidade e pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto)
 

image Ministro do STF proíbe remoção e transporte forçado de pessoas em situação de rua
De acordo com a decisão, governos estaduais, distritais e municipais não podem realizar remoção e transporte compulsórios de pessoas em situação de rua e nem o recolhimento forçado de bens e pertences.

image Alexandre de Moraes confirma em depoimento versão de xingamento e agressão a filho em Roma
Ministro e familiares indicam à Polícia Federal que agressões tiveram motivação política

Os autores da ação alegaram omissão do Executivo e do Legislativo com a implementação de políticas (estipuladas pelo Decreto nº 7.053/2009) para quem vive nas ruas.
 Na decisão, Moraes afirma que o Judiciário deve intervir na questão para promover esforços para impedir a continuidade da violação de direitos humanos. 

“A violação maciça de direitos humanos, a indicar um potencial estado de coisas inconstitucional, impele o Poder Judiciário a intervir, e mediar e a promover esforços na reimaginação de uma estrutura de enfrentamento para as mazelas que, lastimavelmente, caracterizam uma determinada conjuntura, tal qual aquela que se apresenta”, disse.
Na mesma decisão, Moraes determinou que Estados e municípios não podem realizar obras com arquitetura hostil contra a população de rua; promover o recolhimento forçado de pertences pessoais; remover as pessoas de maneira compulsória. 
Além disso, deverá ocorrer capacitação de agentes para dar tratamento digno aos moradores em situação de vulnerabilidade social e divulgação prévia dos horários de serviços de zeladoria.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL