Ministério da Saúde recebe remédio que simplifica tratamento do vírus HIV

Uma única dose diária de um comprimido deste medicamento, promete tornar o tratamento dos pacientes mais fácil e prático

Luciana Carvalho
fonte

Nesta terça-feira (24), chegaram ao Ministério da Saúde as primeiras doses de uma inovadora combinação de dois medicamentos para tratar pacientes com HIV/Aids.

Uma única dose diária de um comprimido deste medicamento, promete tornar o tratamento dos pacientes mais fácil e prático, pois, de acordo com especialistas, a medicação consegue inibir a replicação do vírus HIV e sua capacidade de infectar novas células.

As dosagens simplificadas compostas dos antirretrovirais Dolutegravir 50mg + Lamivudina 300mg são fornecidas pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz)

VEJA MAIS

image Aids matou uma pessoa por minuto no mundo em 2022, aponta relatório da ONU
Os números são do relatório divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids, Unaids, que destaca que a pandemia de aids pode acabar até 2030

image Pandemia de Aids pode terminar até 2030, aponta relatório da ONU
Escolha política e financeira dos países e lideranças podem ser determinantes para o fim da doença

image Cura do HIV: 5º paciente no mundo é curado do vírus da Aids; entenda
O paciente, que teve sua identidade preservada, tinha HIV tipo 1 e fazia tratamento para leucemia. Ele entrou em remissão para o vírus depois de um transplante de medula óssea

 “O fornecimento destes medicamentos combinados para o SUS contribuirá significativamente para a efetividade e continuidade dos tratamentos em pacientes adultos e adolescentes com mais de 12 anos de idade e peso mínimo de 40 kg. Além de ter dosagem mais simples e redução da carga de comprimidos, diminui o potencial para interações medicamentosas e efeitos colaterais”, explica o diretor de Farmanguinhos/Fiocruz, Jorge Mendonça. 

Onde conseguir os antirretrovirais simplificados para pacientes com HIV/Aids?

O Sistema único de Saúde (SUS) já disponibiliza antirretrovirais separadamente para pacientes com HIV. Segundo o Ministério da Saúde, a inclusão do “dovato” na rede, a combinação dos dois medicamentos já foi aprovada. 

Quando serão distribuídos os antirretrovirais simplificados para pacientes com HIV/Aids?

De acordo com a Fiocruz, a distribuição aos estados está prevista para iniciar até o final de 2023. Para este ano a previsão solicitada pelo Ministério da Saúde é de 10,8 milhões e para 2024 serão fornecidas 30 milhões de unidades farmacêuticas.

Quais medicamentos já são distribuídos aos pacientes com HIV/Aids? 

Segundo a Fiocruz, além do Dolutegravir e da Lamivudina, em doses separadas, outros sete medicamentos também já são distribuídos aos pacientes: Atazanavir, Efavirenz, Zidovudina, Nevirapina, Lamivudina + Zidovudina, Fumarato de Tenofovir Desoproxila + Lamivudina e Entricitabina + Fumarato de Tenofovir Desoproxila. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL