Mais de 9 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são notificados no AM
Conforme relatório da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), a faixa etária mais afetada entre 2019 e 2023 é de 10 a 14 anos
Entre 2019 e 2023, o estado do Amazonas registou 9.035 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. O Boletim Epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) apontou que a faixa etária mais afetada é entre 10 e 14 anos, totalizando 54,1% dos casos notificados.
VEJA MAIS
Cerca de 37% das vítimas eram de baixo nível escolar, entre 5ª e 8ª série incompleta. O lugar mais comum de se ocorrer a violência sexual, conforme o relatório, é na residência, totalizando 80,5% dos casos. O boletim aponta que apenas 40,8% dos crimes foram encaminhados ao Conselho Tutelar.
Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, afirma que os dados ressaltam a análise dos padrões sociodemográficos que determinam o perfil das vítimas. “Este boletim é um instrumento para entender a gravidade desse problema e orientar políticas públicas eficazes de prevenção e combate”, declara.
Coordenadora da vigilância de violências e acidentes (VIVA) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Cassandra Torres aponta a importância de educar e conscientizar no ambiente escolar sobre esse tipo de violência como forma de prevenção. “Essa faixa etária é especialmente vulnerável devido às mudanças físicas, emocionais e sociais pelas quais estão passando. Isso evidencia a necessidade de fortalecer os mecanismos de proteção e denúncia”, conclui.
VEJA MAIS
(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA