Mais de 100 pessoas vão para emergência após usar produtos de cabelos

Anvisa publicou medidas de fiscalização em torno das pomadas capilares utilizadas em tranças

Emilly Melo
fonte

A Fundação Altino Ventura (FAV), única emergência oftalmológica pública de Recife (PE), atendeu 68 pessoas, entre domingo (5) e segunda-feira (6), com problemas na visão após terem os olhos atingidos por produtos capilares, durante as prévias de carnaval do Recife e de Olinda. Com informações do G1.

Nas unidades particulares Hope e Hospital de Olhos Santa Luzia, que são do mesmo grupo, passaram cerca de 80 pacientes no final de semana. A assessoria de imprensa informou que o número representa quase 40% dos atendimentos realizados no período.

A FAV afirmou que homens e mulheres receberam atendimentos após usar pomadas de diversas marcas. Os principais sintomas relatados foram: vermelhidão, dor intensa, dificuldade para abrir os olhos, visão embaçada, ardor e sensação de corpo estranho.

A servidora pública Eduarda Casanova foi uma das vítimas dos produtos. Ao g1, ela contou que costuma fazer tranças apenas durante o período de carnaval, mas que nunca tinha acontecido algo parecido antes. Ela estava em uma prévia no sábado, em Olinda, quando começou a chover.

"Quando choveu, eu senti o produto usado na trança escorrer pelo meu rosto e cair nos meus olhos. Eu senti um ardor e lavei na mesma hora. Consegui tirar boa parte do produto. À noite, por volta das 22h, eu fiquei com a visão nebulosa e depois fiquei sem enxergar nada", disse.

Eduarda ficou sem a visão durante toda a madrugada do domingo e decidiu procurar um hospital particular antes das 6h. Segundo ela, o médico que a atendeu diagnosticou que o produto causou uma inflamação nas córneas.

VEJA MAIS 

image Mulher pode perder a visão após tatuar globo ocular de azul e roxo; vídeo
Fanática por modificações corporais, a mulher tatuou o globo direito de azul em julho de 2020 e o olho esquerdo de roxo em dezembro do mesmo ano

image Oftalmologista explica o que é visão monocular
Essa deficiência ocorre quando a pessoa tem 100% de visão em um olho e uma visão menor ou igual a 20% no outro olho

image Mulher recupera parte da visão após transplante de córnea ‘artificial’
Paciente tem uma deficiência visual desde os cinco anos de idade

"Minha visão voltou no fim da manhã, depois que o médico aplicou um colírio. Agora, preciso ficar por uns dias com um tampão no olho. Cada dia eu coloco o tampão em um olho para descansar, fico revezando, do jeito que o médico recomendou. Estou afastada do trabalho, mas agora estou bem", afirmou.

Fiscalização 

Nos dias 23 e 24 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou medidas de fiscalização em torno das pomadas capilares utilizadas em tranças, com o recolhimento e proibição de comercialização de alguns desses produtos

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL