Bilionário brasileiro critica incertezas da política comercial dos EUA adotada por Trump
A declaração foi feita durante sua participação em um painel na Brazil Conference, evento realizado em Cambridge

O empresário bilionário Jorge Paulo Lemann, de 85 anos, declarou neste sábado (12) que considera a política comercial adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, excessivamente confusa.
“Eu acredito em provocar alguma disrupção, em agitar as coisas. E, com certeza, estamos fazendo isso. Mas acho que estão exagerando um pouco. E, bom, ninguém sabe realmente qual será o desfecho. É preciso ir navegando”, afirmou o sócio da 3G Capital.
VEJA MAIS
A declaração foi feita durante sua participação em um painel na Brazil Conference, evento realizado em Cambridge e organizado por estudantes brasileiros da Universidade Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
Lemann participou da conversa ao lado de Brad Jacobs, CEO e fundador da XPO, empresa de logística que presta serviços a grandes companhias como Amazon e Apple.
Desde o início de seu mandato, Trump implementou uma política de guerra comercial, impondo tarifas a produtos estrangeiros. Atualmente, há uma taxa de 10% sobre todos os itens importados, independentemente do país de origem, e uma tarifa específica de 145% aplicada à China.
Para Lemann, essas medidas podem até gerar algum resultado positivo, mas também carregam um potencial de disrupção elevado.
“Teremos que esperar para ver como isso se desenrola. Ainda assim, continuo acreditando nos Estados Unidos, na filosofia daqui e no espírito empreendedor do país”, comentou.
Ele finalizou com otimismo cauteloso: “Acho que no fim tudo vai acabar bem, mas a verdade é que ninguém sabe ao certo.”
Lemann é um dos brasileiros mais ricos e sua fundação está entre as principais apoiadoras da Brazil Conference.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA