INSS: novas regras para atendimento começaram a valer hoje (04/07); veja o que muda
Os segurados do INSS precisam ficar atentos quanto ao agendamento, quando é permitido levar acompanhante ou solicitar interprete, além das documentações
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, nesta segunda-feira (04), as novas regras para o atendimento aos trabalhadores, aposentados e pensionistas. Os segurados precisam ficar atentos quanto ao agendamento, quando é permitido levar acompanhante ou solicitar interprete, além das documentações. Veja.
VEJA MAIS
Que horas as agências do INSS abrem?
As agências deverão funcionar por 12 horas diárias. Para o expediente interno, o horário de abertura acontece às 6h30. Já o público em geral deverá começar entre 7h e 8h, funcionando por seis horas diárias ininterruptas. Pela tarde, as agências vão funcionar voltadas para as perícias médicas agendadas e a outros atendimentos internos.
Como vai funcionar a identificação do INSS?
Para entrar em uma das agências, o segurado deve apresentar documento oficial com foto. Doentes e pessoas a partir de 60 anos podem apresentar a carteira de identidade, que deve ser aceita pelo servidor mesmo com rasuras. A nova norma pretende diminuir o número de acompanhantes nos postos de atendimento.
Quem tem direito a acompanhante nas agências do INSS?
Terão acompanhantes apenas os segurados com deficiência auditiva. A portaria garante direito a intérprete de Libras nos processos de agendamento, perícia e avaliação social. Nas demais situações, caberá ao servidor responsável pelo atendimento decidir sobre a presença de mais uma pessoa no recinto.
Como será feita a entrega de documentos nas agências do INSS??
Segundo as novas normas – que constam na Portaria 1.027, do Diário Oficial da União – ficam dispensadas as procurações nas entregas simples de documentos. O documento passa a valer quando o representante tiver de se manifestar sobre o cumprimento de alguma exigência, como nas justificações administrativas.
Como pode ser feito o agendamento do INSS??
Há duas opções para que o agendamento do INSS. Uma via aplicativo “Meu INSS” ou pelo telefone “135”. O beneficiário recebe uma senha, com dia e hora marcados. Nas situações mais complexas é possível ligar para a Central, no 135, ou excepcionalmente ir até uma das agências e optar pela modalidade “atendimento específico”.
Veja quais situações pode agendar na agência do INSS?
- Impossibilidade de informação ou de conclusão do pedido pelos canais remotos;
- Quando a Central 135 não puder atender à demanda e houver orientação para que o operador mande o interessado a uma agência;
- Recursos pedidos por empresas
- Pedido de contestação de Nexos Técnicos Previdenciários (NTEP);
- Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Reativação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), após atualização do CadÚnico.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA