CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Força Aérea Brasileira busca aeroportos para resgate de brasileiros em Gaza e Cisjordânia

Primeira aeronave com brasileiros resgatados de Israel chegou em Brasília na madrugada desta terça-feira (11)

Beatriz Moura
fonte

O Governo Brasileiro, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) estuda alternativas para o resgate de 50 brasileiros localizados na Faixa de Gaza e Cisjordânia, principal território de ataque na guerra entre Israel e Hamas

Durante a coletiva de imprensa, realizada na madrugada desta quarta-feira (11), após a chegada dos repatriados em Brasília, foi afirmado a busca por aeroportos alternativos, já que Israel não é considerado para a retirada. 

VEJA MAIS 

image 2º avião de resgate da FAB chega hoje ao país com 214 brasileiros, entre eles cinco bebês
No voo, também estão vindo três gatos e um cachorro

image Presidente Lula publica apelo em defesa das crianças israelenses e palestinas
No comunicado, o petista defende a liberação das crianças reféns do Hamas e que Israel cesse o bombardeio na Faixa de Gaza para que as famílias consigam deixar o local

image Funcionários da ONU morrem em ataques aéreos israelenses
Nove funcionários da agência das Nações Unidas para refugiados palestinos foram mortos em ataques aéreos, segundo informou a diretora de comunicações da agência para a Associated Press.

“Estamos analisando dois aeroportos ao norte e nordeste do Egito, com boas possibilidades de atendimento aos brasileiros na Faixa de Gaza, assim como os que estão na Cisjordânia”, revelou o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno. 

No momento, a expectativa é que outros brasileiros localizados em Gaza sejam resgatados até sábado (14/10). “Estamos já fazendo uma análise amiúde das possibilidades de resgate do nosso pessoal na Faixa de Gaza. Inicialmente, imaginávamos a cidade do Cairo, mas é uma distância longa, tem alguns checkpoints a serem cruzados”, afirmou. 

“Apesar da sensibilidade dessa missão, sobretudo em relação ao pessoal da Faixa de Gaza e da Cisjordânia, temos certeza de que traremos todos. [Estamos] Esperando abertura e fechamento da fronteira, que acontecem em situações como essa, mas não tenho dúvidas de que fechamos no sábado a primeira etapa da operação iniciada agora, com o primeiro voo”, finalizou o comandante. 

Segundo o ministro da Defesa, José Múcio, o Brasil foi o primeiro país a fazer a repatriação de Israel. Em entrevista, ele destacou as orientações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em não deixar nenhum brasileiro para trás. 

(Beatriz Moura, estagiária sob supervisão da editora web de OLiberal.com, Ádna Figueira)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL