Fique atento: confira os nove itens de carro que tem data de validade, mesmo sem usá-los
Evite dor de cabeça e atente às dicas abaixo
Itens automotivos possuem data de validade e, mesmo quando não são utilizados com tanta frequência, devem ser trocados por novos após um certo período. Para evitar uma futura ‘dor de cabeça’ e gasto extra, separamos quais são os nove produtos que têm tempo máximo de uso e a duração.
VEJA MAIS
1- Bateria
A validade deste item pode variar entre dois a quatro anos, dependendo do cuidado e da validade do produto. Caso apresente algum problema, é recomendável levá-lo a um mecânico.
2- Pneus
Podem ser utilizados até seis anos depois da fabricação.
3- Fluido de freio
O produto tem validade de dois anos, pois aos poucos é comum que ele perca as propriedades originais e acumule imunidade, reduzindo o poder de frenagem.
4- Fluidos do ar-condicionado
Se for não danificado, não há ao certo um tempo máximo de validade. No entanto, profissionais recomendam que seja trocado a cada cinco anos.
5- Extintor de incêndio
Pode durar até cinco anos, e mesmo que não tenha sido utilizado, ele deve ser trocado após ter sido vencido. Caso contrário, o dono do veículo terá que pagar multa.
6- Gasolina
O uso da comum ou aditividade é de três meses. Já em carros da Premium, poderá ser deixada por seis meses no tanque do veículo.
7- Correia de motor
A correia dura cerca de 60 mil km, porém, também há uma validade de três anos ao produto. Então, mesmo que não tenha sido rodado o percurso máximo, ela deve ser trocada.
8- Óleo do motor
É medido por km rodado. Então, geralmente dura entre 5 mil e 10 mil km, e a validade identificativa é de um ano. Caso seja mantida intacta na embalagem, pode durar até cinco anos.
9- Airbags
Podem durar de 10 a 15 anos. Mas, caso ocorra falhas ou a luz do sistema de airbag se acenda no painel do veículo, será necessário consultar um profissional e realizar a troca.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA