Sem cilada: Confira 5 serviços mecânicos que desperdiçam seu dinheiro
Fique atento a serviços desnecessários oferecidos em oficinas e postos
Apesar da manutenção preventiva ser fundamental nos veículos, quando relacionadas aos prazos e quilometragens do manual do proprietário, algumas revisões periódicas oferecidas em postos ou oficinas nem sempre são práticas necessárias para o bom desempenho do automóvel. Pensando nisso, confira alguns procedimentos que devem ser questionados para não desperdiçar o seu dinheiro em serviços desnecessários. As informações são do Uol.
1 - Limpeza dos bicos injetores
A cultura de limpeza dos bicos injetores vem desde o tempo do carburador, quando era necessário remover os resíduos que se formavam. Porém, com a tecnologia avançada, a injeção eletrônica e uma melhor qualidade do combustível, essa prática já não é obrigatória e deve ser feita apenas quando o motor apresentar alguma falha de funcionamento, que seja comprovada pelo bico entupido. "Tem de avaliar caso a caso. O sensor de oxigênio, a popular sonda lambda, pode identificar redução na vazão em um ou mais bicos injetores. Porém, o problema pode estar relacionado a outros componentes, como filtro obstruído e falha na bomba de combustível", disse Franieck, especialista em carros.
2 - Balanceamento das rodas
Fazer o balanceamento das rodas sem que exista algum 'sintoma' de algo realmente errado é um 'empurrômetro' das oficinas. "Não faz sentido realizar novo balanceamento se você não perceber qualquer trepidação no volante a velocidades acima de 120 km/h", alertou Franieck. Caso algo de errado seja constatado, o mecânico deve inspecionar o sistema de suspensão e direção para verificar o que está ocasionando a vibração, nem sempre o problema está relacionado ao balanceamento.
3 - Troca de amortecedores
Apesar do amortecedor ser um item de segurança, isso não significa que ele tenha que ser trocado, obrigatoriamente, ao atingir uma certa quilometragem. De acordo com o especialista, a troca é recomendada quando for constatado que o funcionamento já não tem mais o mesmo desempenho. Franieck alerta para o motorista ficar atento: Se o carro balançar mais de duas vezes em uma lombada, é sinal de que os amortecedores estão 'pedindo água'. Se na ocasião surgir um barulho metálico, isso pode indicar a falta de pressão adequada no componente. Um forte indício para substituir os amortecedores é algum tipo de vazamento.
4 - Substituição do filtro do arcondicionado
O especialista declara que, uma simples inspeção visual, não é critério para determinar se a peça tem que ser trocada ou não. Segundo ele, mesmo em boas condições, o filtro pode ficar sujo apenas com uma semana de uso. A limpeza pode ser feita pelo próprio motorista, passando uma escova macia, batendo e deixando-o sob o sol por uma hora. "Se você notar uma redução no fluxo de ar para o interior da cabine, ao acionar o ar-condicionado, e já não for possível retirar toda a sujeira, é sinal de que o filtro está saturado e tem de ser trocado", revelou.
5 - Aditivo de combustível
Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil, alerta que tanto o combustível quanto o óleo lubrificante já são certificados e vendidos com a fórmula necessária para o funcionamento ideal do motor, por isso, não recomenda colocar aditivo. Ele também lembra que os postos já oferecem variantes aditivadas de gasolina e etanol.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA