Ex-presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães vira réu por assédio

A denúncia foi aceita pela Justiça Federal em Brasília após uma investigação oficial ter sido aberta para apurar o caso

O Liberal
fonte

O ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, foi formalmente acusado de assédio contra funcionárias do banco e se tornou réu em um processo movido pelo Ministério Público Federal (MPF). A denúncia foi aceita pela Justiça Federal em Brasília após uma investigação oficial ter sido aberta para apurar o caso. As acusações foram reveladas pela coluna em junho do ano passado, após uma extensa investigação jornalística.

O procedimento do MPF teve início durante o trabalho de apuração jornalística, quando as vítimas decidiram levar o caso à Procuradoria por temerem represálias e perseguição. Com a acusação formal da Procuradoria aceita pela Justiça, Guimarães passa a responder criminalmente pelos episódios de assédio.

VEJA MAIS

image Ex-presidente da Caixa vai depor sobre denúncias de assédio na instituição
O depoimento ocorrerá nas próximas semanas

image MP do Trabalho abre inquérito civil sobre denúncias de assédio contra ex-presidente da Caixa
A Caixa tem 10 dias para juntar ao inquérito cópia dos PADs decorrentes do recebimento de 14 denúncias apresentadas entre 2019 e 2022 contra Pedro Guimarães

image Ex-presidente da Caixa xinga subordinados por ter perdido mais de R$ 100 mil por mês
Pedro Guimarães chegou a integrar pelo menos 18 conselhos, os quais lhe renderam mais de R$ 130 mil em jetons

Guimarães renunciou ao cargo de presidente da Caixa Econômica Federal um dia após a publicação da primeira reportagem. Ele era um dos integrantes do governo de Jair Bolsonaro mais próximos do então presidente da República. O escândalo, o primeiro no Brasil envolvendo a cúpula do poder, resultou em sua queda imediata.

Os detalhes da denúncia e a pena que a Procuradoria está pedindo para Guimarães ainda estão em segredo. O processo está correndo em segredo de justiça na Justiça Federal do Distrito Federal. Dezenas de depoimentos em vídeo de vítimas e testemunhas dos casos de assédio acompanham a denúncia.

image Denúncias de assédio derrubam vice-presidente da Caixa
Funcionária acusou Celso Barbosa de assédio sexual. Denúncias também dão conta da participação dele nos casos envolvendo Pedro Guimarães

image Após saída de Pedro Guimarães, Caixa reconhece que recebeu denúncias de assédio
Sobre os relatos envolvendo o ex-presidente, a Instituição chegou a afirmar que não tinha “conhecimento das denúncias apresentadas”

image Pedro Guimarães pede demissão da Caixa e divulga carta; leia a íntegra
Ele responde a processo no MPF por assédio sexual após denúncia de funcionárias

Em nota enviada à coluna, o advogado de Guimarães negou mais uma vez que ele tenha cometido crimes e acredita que ele será absolvido durante a instrução. "A defesa de Pedro Guimarães nega taxativamente a prática de qualquer crime e tem certeza que durante a instrução a verdade virá à tona, com a sua absolvição. Pedro Guimarães confia na Justiça", disse o texto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL