Estudo aponta quais são os aparelhos mais sujos nas academias; veja

Pesquisadores brasileiros analisaram amostras em academias públicas e privadas e apontaram quais são os aparelhos mais contaminados

Luciana Carvalho

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) identificou os aparelhos mais sujos nas academias. Os estudiosos analisaram amostras de duas academias, uma pública e uma privada, para descobrir quais são os aparelhos com maior acúmulo de sujeira.

Entre outubro e dezembro de 2023, foram feitas 120 avaliações, envolvendo testes de proteína, análise com luz fluorescente e inspeções visuais. Os resultados mostraram que a barra de agachamento, o haltere de 8 kg, a máquina de hack squat e a de leg press estão entre os mais contaminados.

Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Journal of Human Environment and Health Promotion. Os pesquisadores encontraram sujeira visível a olho nu em 95% dos aparelhos da academia pública e em 33,3% dos equipamentos da academia particular.

VEJA MAIS

image Alunos de academia brigam por revezamento de aparelhos em Belém
O tumulto foi gravado em vídeo por uma aluna e compartilhado nas redes sociais na última quarta-feira (16). As imagens viralizaram nesta sexta (18)

image Jovem é agredido com socos em academia após recusar revezar aparelhos; vídeo
Câmeras de segurança registraram o momento em que a vítima é cercada no local e a agressão acontece

O professor André Luiz Alvim, responsável pelo estudo, destacou a importância de levar a própria toalha para forrar as superfícies e de manter a higienização das mãos. "Álcool 70% ou em gel, água, sabão e papel toalha são essenciais", aconselha.

“A academia precisa ter uma frequência para fazer a limpeza e a desinfecção das superfícies, incluindo chão, parede, banheiro e, principalmente, os aparelhos de malhar. O volume de pessoas que frequentam o local é muito alto e, por isso mesmo, é importante esta periodicidade. A academia precisa também fornecer insumos necessários para a higienização pelos usuários”, explica, em comunicado, Daniela Batista, uma das autoras do estudo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL