Enem 2023: Inep publica edital com datas, regras e informações; confira

As notas do exame são usadas para o ingresso de estudantes em universidades públicas e privadas

O Liberal
fonte

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou, nesta segunda-feira (8), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, com datas, regras e informações para a edição deste ano.

As inscrições podem ser feitas de 5 a 16 de junho. A taxa de inscrição para realizar a prova é de R$ 85,00 e pode ser paga até 21 de junho.

VEJA MAIS

image Enem 2023: como acessar e imprimir o cartão de confirmação; veja o passo a passo
Além do local da prova, o cartão de confirmação vem com outras informações importantes sobre a prova do Enem

image Enem 2023: prova de Geografia exige atenção à interdisciplinaridade e compreensão de temas sociais
Entre as habilidades essenciais para uma boa prova, compreensão e interpretação dos conceitos são de suma importância, conforme apontam professores da disciplina

image Listão da UFPA: resultado do processo seletivo especial para cursos EAD é divulgado nesta quinta
O PSE EaD 2023 oferta 1.340 vagas em 6 cursos, distribuídas em 20 polos presenciais

Os inscritos farão as provas nos dias 5 e 12 de novembro. A abertura dos portões acontecerá às 12h e a entrada será permitida até às 13h. A prova deve terá início às 13h30 e será encerrada em horários diferentes em cada dia de aplicação.

O gabarito será divulgado no dia 24 de novembro e os resultados no dia 16 de janeiro de 2024.

Notas do Enem

As notas do exame são usadas para o ingresso de estudantes em universidades públicas e privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais podem ser aproveitados pelos estudantes brasileiros interessados em cursar uma graduação em instituições portuguesas, que mantêm convênio com o Inep.

Isenção da taxa de inscrição

Os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição (solicitada entre 17 e 28 de abril) também foram divulgados nesta segunda, e o candidato que tiver a solicitação negada poderá entrar com recurso até a próxima sexta-feira, dia 12.

O edital também detalha como funcionam as regras para a isenção. Para conferir o resultado do pedido basta acessar a Página do Participante.

O candidato que teve isenção no Enem 2022 e não compareceu aos dois dias de prova precisou justificar a falta para ter direito à isenção na edição deste ano.

O Inep alerta que a aprovação do pedido de isenção não garante a inscrição no exame. Todos os estudantes que forem fazer a prova devem se inscrever dentro do período previsto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL