Dia 7 de setembro é feriado nacional? Quem deve trabalhar nesta data? Confira!
Feriado nacional celebra a Independência do Brasil
O feriado nacional de 7 de setembro, que celebra a Independência do Brasil, foi instituído pela Lei nº 662, de 6 de abril de 1949. Neste ano, o feriado cai em um sábado, o que significa que a maioria dos trabalhadores não terá um dia extra de descanso.
Para os trabalhadores que atuam em escalas 6 por 1 e estão sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o trabalho no feriado deverá ser compensado com hora extra remunerada em dobro, conforme a legislação vigente. No entanto, essa regra não se aplica a categorias com acordos coletivos que preveem condições diferentes para domingos e feriados, nem para profissionais autônomos.
VEJA MAIS
Como o feriado cai em um final de semana, as agências bancárias estarão fechadas, mas os serviços online continuarão disponíveis, conforme informado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O funcionamento do comércio pode variar dependendo da legislação local e dos acordos estabelecidos entre sindicatos patronais e de trabalhadores.
Em 7 de setembro de 1822, o Brasil declarou sua independência de Portugal, marcando o início de sua trajetória como nação independente. Esse evento é simbolizado pelo famoso grito de D. Pedro I às margens do Rio Ipiranga, na atual São Paulo.
(*Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web de oliberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA