Defesa da Amazônia é estratégia nacional para proteção ambiental, segundo comandante do Exército

O general Costa Neves, comandante militar da Amazônia, afirma que a Amazônia é prioridade para o órgão de defesa

Elisa Vaz
fonte

A defesa e a proteção da Amazônia são as estratégias nacionais mais importantes na garantia da proteção ambiental, segundo o comandante militar da Amazônia, general do Exército Ricardo Costa Neves. A região tem sido o tema principal da primeira Conferência Internacional sobre Soberania e Clima, realizada em Brasília até esta quinta-feira (29). O Liberal foi convidado e participa do evento.

De acordo com o general, que foi destaque no primeiro painel do dia, sobre “Agenda de Segurança, Defesa e Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia”, o bioma é prioridade para o Exército. Costa Neves diz que todas as lideranças da sociedade devem estar sincronizadas para “termos uma estratégia nacional”. Também afirma que é preciso perguntar: “O que queremos da Amazônia?”.

“Sem que nós tenhamos isso bem claro e definido, sempre vamos viver algumas pandemias. O fechamento entre desenvolvimento sustentável e a preservação da Amazônia passa por uma estratégia nacional de soberania, aí entra o nosso papel de defesa”, avalia. É necessário ainda, segundo o general, que a biodiversidade e a bioeconomia traduzam a sustentabilidade em qualidade de vida para quem vive na região.

VEJA MAIS

image 'Um dia vamos brigar por água como brigou-se por petróleo', diz ministro da Defesa
Para José Múcio, o avanço da escassez de água no mundo tem potencial para gerar riscos e conflitos à soberania brasileira

image ‘Prioridade absoluta do governo’, diz ministro da Defesa sobre a COP 30 em Belém
José Múcio destacou a atuação que o órgão tem tido na proteção da Amazônia por meio das Forças Armadas

image Evento em Brasília reúne ministros e palestrantes internacionais para falar de soberania e clima
Mais de 30 convidados participarão da primeira conferência internacional sobre o tema

Outra participante especial do painel é a secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ana Toni. Também será realizada, ainda pela manhã, uma mesa redonda com representantes da Amazônia, a exemplo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), a Rede Amazônica e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL